RJ é um dos estados com menor taxa de analfabetismo do Brasil, diz IBGE

Nível de alfabetização de pessoas entre 20 a 24 anos chega praticamente a 100%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A taxa de analfabetismo no estado do Rio de Janeiro está entre as mais baixas do Brasil, com 96,72% da população alfabetizada, o que corresponde a 12.766 milhões de pessoas. Apenas 3,28% dos moradores, cerca de 432.864 mil pessoas, não sabem ler ou escrever. Comparando com a média nacional, onde a taxa de alfabetização em 2022 era de 93%, o Rio de Janeiro está à frente.

Os dados foram divulgadospelo IBGE, com a apresentação do Censo Demográfico 2022Alfabetização: Resultados do universo.

Entre os estados brasileiros, o Rio de Janeiro ocupa a quinta posição no ranking de alfabetização, ficando atrás de Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Advertisement

Entre os jovens de 15 a 19 anos no Rio têm uma taxa de alfabetização de 98,97%, e entre 20 a 24 anos, chega a 99,01%.

No Rio de Janeiro, a diferença na taxa de alfabetização entre brancos e pretos e pardos também foi observada. Enquanto 97,58% da população branca é alfabetizada, as taxas de alfabetização entre pretos são de 95,55% e entre pardos são de 96,32%. Isso significa que a população branca no estado do Rio tem aproximadamente 2% a mais de alfabetizados do que a população preta e cerca de 1% a mais do que a população parda.

Comparado a outros estados, o Rio tem uma densidade demográfica de 366,97 habitantes por quilômetro quadrado, o que contribui para melhores taxas de alfabetização, graças à maior disponibilidade de recursos educacionais em áreas urbanas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ é um dos estados com menor taxa de analfabetismo do Brasil, diz IBGE
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui