RJ fica apenas no 23º lugar em ranking de transparência no combate ao Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Brenno Carvalho

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (21/05) pela Transparência Internacional mostra que o estado do Rio de Janeiro ocupa a 23ª posição, dentre as 27, no ranking nacional de transparência no combate ao Coronavírus.

O estudo avaliou 34 indicadores de portais dos 26 estados do país e do Distrito Federal para demonstrar qual o nível de transparência que eles possuem nas informações sobre contratações emergenciais ligadas ao enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O resultado da análise é uma pontuação de 0 a 100 – quanto maior a nota, maior o nível de transparência na gestão da crise.

A nota do Rio de Janeiro foi classificada como “regular”, com 44,3 pontos. Abaixo dele ficaram o Acre, com 41,7 pontos, São Paulo, com 27,8 pontos, e Roraima, com 22,1 pontos – os dois últimos são os únicos do ranking classificados como “ruim”.

No ranking das 27 capitais, a do Rio de Janeiro aparece na 15ª posição, empatada com a maranhense São Luís, mas com nota pior que a do estado: 40,5 pontos, o que também a classifica com transparência regular.

Segundo a Transparência Internacional, 53 governos brasileiros foram analisados – 27 governos estaduais, o Distrito Federal e 26 governos municipais das capitais – entre os dias 12 e 19 de maio. Para cada um destes, foram colhidas informações sobre contratações emergenciais nos seguintes portais: Portal oficial do governo;Portal da Transparência; Portal de Compras;Portal de Dados Abertos (se houver);Portal dedicado à Covid-19 (se houver);Redes sociais (Facebook e Twitter).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ fica apenas no 23º lugar em ranking de transparência no combate ao Coronavírus

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui