RJ ganha aplicativo com botão de emergência para socorrer mulheres

Aplicativo, que já está funcionando e pode ser baixado gratuitamente, tem um botão de emergência que permite acionar o 190, além de outras funcionalidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Governo do Estado lançou na última sexta-feira-feira (21/10) o Rede Mulher, aplicativo desenvolvido pela Polícia Militar para socorrer vítimas de violência. A ferramenta, que já está funcionando e pode ser baixada gratuitamente no celular, tem um botão de emergência que permite acionar o 190, além de outras funcionalidades. O Rede Mulher integra um conjunto de políticas públicas do Poder Executivo fluminense para a proteção das mulheres.  

Além do botão de emergência, no aplicativo há cinco ícones. Em um deles, da delegacia on-line, a mulher é redirecionada para o site da Polícia Civil. Outra funcionalidade do Rede Mulher é o “modo camuflado”. Uma vez acionado, o aplicativo muda sua aparência e só poderá ser acessado por login e senha, impedindo que outra pessoa tenha acesso.

Há também um passo a passo de como gerar um pedido de medida protetiva e a relação de centros especializados de atendimento à mulher que podem ser clicados. Automaticamente, a usuária é direcionada para o discador do celular de uma das unidades. 

Outro ícone importante é a relação de guardiões que formam uma rede de apoio com contato de até três pessoas que possam socorrer a vítima em uma situação de emergência. Em outro, podem ser tiradas dúvidas sobre como identificar a violência doméstica e os mitos e verdades em relação ao tema. 

Advertisement

Na barra de navegação do aplicativo, que fica na parte de baixo do celular, a mulher poderá acompanhar a chamada feita para o 190. Nessa mesma barra estão telefones úteis e um mapa de apoio com a localização das Delegacias da Atendimento à Mulher e batalhões da Polícia Militar que contam com a Patrulha Maria da Penha. Clicando em uma das opções, aparece o endereço e o telefone da delegacia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ ganha aplicativo com botão de emergência para socorrer mulheres
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui