RJ ganha destaque na Estônia durante a maior conferência mundial de governo digital

O secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, apresentou, na 10ª edição da e-Gov Conference, nesta quinta-feira (23/05), as principais ações do Governo do Rio na área

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro foi destaque na maior conferência de governo digital do mundo, realizada na Estônia. O secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, apresentou, na 10ª edição da e-Gov Conference, nesta quinta-feira (23/05), as principais ações do Governo do Rio na área. O estado é o primeiro da América do Sul a realizar uma palestra na programação do palco principal do evento.

Uma das inspirações para o desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual, foi o modelo usado pelo governo da Estônia, no norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo. O gestor apresentou ao público, composto por representantes de diversos países, ações como o programa RJ Digital, sua expansão aos municípios, o portal integrado de serviços digitais (www.rj.gov.br) e o impacto econômico da transformação digital no estado.

  • Gostaria de agradecer o convite e destacar que é uma grande honra estar neste palco tão importante representando o Rio de Janeiro. Hoje temos o maior projeto de transformação digital do Brasil e seguimos avançando para ter 100% dos serviços estaduais disponibilizados digitalmente por meio do www.rj.gov.br. O portal, inclusive, já foi premiado em acessibilidade por sua linguagem simples, inclusiva, democrática e transparente. Agradeço o apoio do governador Cláudio Castro, do presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues, e a todos os servidores que trabalham intensamente neste grande objetivo“- destacou o secretário Mauro Farias.

O foco do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, é facilitar a vida da população, sempre visando modernizar e desburocratizar a gestão, disponibilizando a tecnologia aos cidadãos de forma fácil, ágil e segura. O Rio também está presente nas grandes discussões sobre o tema e tem recebido diversos prêmios nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, o estado venceu três categorias do prestigiado “Prêmio Gov.Digital”. Além disso, também conquistou o 3° lugar no ranking nacional que mede a oferta de serviços digitais.

Advertisement

O Governo do Rio também será o primeiro do país a oferecer serviços do Poupa Tempo em unidades físicas e de forma integrada no portal do estado. Portanto, pioneiro na implantação do conceito “figital”, tendência que busca unir a oferta de serviços tanto em ambientes físicos quanto no digital.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ ganha destaque na Estônia durante a maior conferência mundial de governo digital
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui