RJ ganha ferramenta inédita de divulgação de crimes contra o meio ambiente

O ISPAmbiente analisa os 13 principais delitos envolvendo o ecossistema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Secretaria de Estado do Ambiente/RJ / Divulgação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Segurança Pública (ISP), lança o ISPAmbiente, painel interativo que disponibiliza dados sobre os crimes que causam danos aos recursos naturais. A nova plataforma destaca as 13 maiores infrações cometidas no estado.

No ano passado, foram registrados 656 crimes contra a fauna e flora, cerca de dois por dia. Este número representa uma redução de 17,2%, em relação ao mesmo período de 2022. A maior parte dos delitos aconteceu na capital (146), seguido por Nova Friburgo (29) e Nova Iguaçu (28).

Outros dados disponíveis na plataforma mostram também que o estado apresentou reduções expressivas em diversos crimes no ano passado, quando comparados com 2022, como: maus-tratos contra animais (-44,1%); sanções penais e administrativas ao meio ambiente(-26,9%); estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores (-16%); exploração mineral (-10,1%); e poluição ambiental (-4,7%). Já o título “pichar edificação ou outros crimes contra o ordenamento urbano” aumentou 6,5% e a “exploração ou soltura de balões” registrou 26 casos em 2023.

Advertisement

Com acesso gratuito e aberto à sociedade em geral, o ISPAmbiente faz parte do ISPConecta, plataforma digital de paineis interativos que apresenta as estatísticas de forma simples, padronizada e separada por temas. Ambas as iniciativas foram planejadas e executadas em comemoração aos 25 anos do ISP, e se alinham diretamente ao Governo do Rio, que tem investido em informação e políticas públicas baseadas em evidências para reduzir estatísticas de criminalidade, incluindo eventos contra o meio ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ ganha ferramenta inédita de divulgação de crimes contra o meio ambiente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui