O governo do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (10), uma base do programa Segurança Presente no entorno do Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador.
O objetivo é proteger quem embarca e desembarca no terminal, principalmente pelo aumento de denúncias de motoristas de aplicativo, que afirmam que são extorquidos por criminosos da região.
O Galeão Presente ficará na Avenida 20 de Janeiro e contará com 22 policiais, com o apoio de seis viaturas (dois carros e quatro motocicletas), e atuará das 6h às 22h.
Esta é a 41º base do Segurança Presente instalada em 22 municípios e a 20ª inaugurada na gestão do governo Cláudio Castro.
O Galeão Presente vai atender os dois terminais do aeroporto e vai policiar os acessos às áreas de embarque e desembarque, além da entrada e da saída do estacionamento. A base também será responsável pelo corredor até a saída da Ilha do Governador.
Outra situação que influencia a instalação da nova base é o aumento considerável no número de passageiros no terminal aéreo.
O RioGaleão estima receber 1,2 milhão de passageiros em julho, mês de alta temporada. O número representa o dobro (100%) do resultado em 2023, além de ser a maior marca para o período desde 2018.