O Governo do Rio de Janeiro sancionou uma lei que oficializa, no Calendário Oficial do Estado, a data 08/02 como Dia em Homenagem aos Garotos do Ninho.
Nessa data, em 2019, 10 atletas das categorias de base do Flamengo falecerem, vítimas de um incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento rubro-negro, localizado em Vargem Grande, Zona Oeste carioca.
A norma, número 10.432/2024 e de autoria dos deputados Andrezinho Ceciliano (PT) e Brazão (União Brasil), foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (25/06).
”Jovens com idade entre 14 e 17 anos, com um futuro brilhante pela frente, cheios de alegria e sonhos, tiveram seu futuro interrompido. Os 10 jovens que faleceram neste dia trágico estarão para sempre na lembrança da torcida do Flamengo e da população”, disse Ceciliano.
Os jovens falecidos e homenageados pela nova lei são Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas; Athila Paixão; Bernardo Pisetta; Christian Esmério; Gedson Santos; Jorge Eduardo Santos; Pablo Henrique da Silva Matos; Rykelmo de Souza Vianna; Samuel Thomas Rosa; e Vitor Isaías.
Sem isentar o Flamengo da responsabilidade sobre a tragédia no Ninho, é de um oportunismo político repulsivo a criação dessa lei, exatamente no período que a Prefeitura intercede favoravelmente a construção do estádio no gasômetro. Esses deputados não fazem nada de útil.