RJ proíbe motoristas de carros de aplicativo de cobrar taxa extra por uso de ar-condicionado

Quem desrespeitar a medida será impedido de circular nas plataformas; empresas deverão informar a nova regra aos colaboradores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
É obrigatório que todos tenham o equipamento no carro (Foto: Shutterstock)

Boa notícia para quem costuma viajar em carros de aplicativo no Rio de Janeiro. A Secretaria de Defesa do Consumidor proíbiu que motoristas do serviço cobrem qualquer valor adicional pelo uso do ar condicionado. A determinação foi publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira (08/01). A prática, segundo a pasta, é considerada abusiva.

A partir de agora, as plataformas precisam informar, de um jeito claro, quanto ao uso ou não do aparelho em todas as categorias disponíveis.

Para evitar desrespeito às regras, a norma determina que os carros que estiverem com o ar condicionado quebrado parem de circular até o reparo do sistema de ar refrigerado.

Enquanto não houver a adequação das plataformas de serviço de transporte de passageiro por aplicativo, quanto à clareza das informações sobre o uso ou não do ar-condicionado em todas as categorias dos serviços disponíveis, todos os veículos prestadores de serviço deverão circular com ar-condicionado ligado, sem cobrança de valores extras diretamente ao consumidor, independentemente da categoria do serviço contratado”, diz um trecho da resolução.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ proíbe motoristas de carros de aplicativo de cobrar taxa extra por uso de ar-condicionado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui