O Estado do Rio registrou um aumento de mais de 487% de solicitações por leitos para tratamento da bronquiolite, no intervalo de um mês, segundo a Secretaria de Saúde (SES-RJ). Segundo a pasta, as solicitações do quadro passaram de 16 para 94 no período. A doença provoca inflamação dos bronquíolos. Mais comum em crianças de até dois anos, a condição clínica também pode se agravar em pouco tempo nos adultos.
Os sintomas mais comuns são coriza; tosse leve; febre persistente, ou seja, de mais de três dias; respiração acelerada e com dificuldade e fadiga.
O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças e adolescentes por outras causas também aumentou, passando de 228 para 366 registros no mesmo período.
Com a alta registrada, a SES-RJ informou que cerca de 2,5 milhões de doses da vacina contra a gripe foram disponibilizadas aos 92 municípios fluminenses para serem aplicadas nas unidades de saúde.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio, tendo como meta atingir 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, o que corresponde a 6,7 milhões de pessoas no estado. Até sexta-feira (19), 16,17% dos grupos prioritários haviam se vacinado. No ano passado, 45% se vacinaram.
Os grupos prioritários são idosos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, mulheres até 45 dias pós-parto e trabalhadores da educação, entre outros públicos.