RJ registra família de antas, após 110 anos da espécie extinta do estado

Ninguém sabe de onde as antas vieram e se há outras além da pequena família. Comprovadamente, há uma mãe e seu filhote

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Uma família de antas foi flagrada no Parque Estadual do Cunhambebe, na Costa Verde, 110 anos depois da espécie ter sido extinta no estado. É o primeiro registro de volta espontânea desse animal ao Rio. Ninguém sabe de onde as antas vieram e se há outras além da pequena família. Comprovadamente, há uma mãe e seu filhote.

A descoberta no Cunhambebe foi anunciada na COP-16, da Biodiversidade, realizada em outubro, em Cali, na Colômbia. O último registro da espécie era de 1914, na Serra dos Órgãos.

Em 2017, antas foram reintroduzidas na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, pela Rede para Reintrodução de Fauna e Restabelecimento de Interações Ecológicas (Rede Refauna). Lá já há uma saudável população da espécie.

Cientistas celebram que a volta das antas à natureza é um sinal de que algumas das matas fluminenses têm saúde o suficiente para sustentar a espécie.

O parque do Cunhambebe tem 38 mil hectares e se estende por territórios dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ registra família de antas, após 110 anos da espécie extinta do estado

5 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui