Depois de sete anos, o Ministério do Turismo atualizou o Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial para a classificação e promoção do turismo no país. A nova edição do mapa traz uma classificação detalhada das cidades, com base em critérios como número de visitantes, empregos gerados pelo setor e a contribuição das atividades turísticas para a arrecadação de impostos.
Neste ano, 145 cidades brasileiras foram classificadas na “categoria A”, a maior do ranking, reconhecendo aquelas com maior relevância no setor. Dentre elas, 17 estão localizadas no estado do Rio de Janeiro, nas regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos e Sul Fluminense. As cidades são: Rio de Janeiro, Niterói, Saquarema, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Valença, Resende, Itatiaia, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
O governo federal utiliza dados como o número de visitantes e a quantidade de empregos diretos gerados pelo turismo, além do valor pago em impostos à União, para determinar essas colocações.
O Mapa do Turismo é amplamente consultado por agências de viagens e operadores turísticos, que utilizam a classificação para recomendar destinos com boa infraestrutura e alta qualidade nos serviços. A nova edição também indica que 62 cidades do Rio de Janeiro são reconhecidas em diversas categorias, reunindo quase 4 milhões de turistas anualmente e gerando mais de 31 mil empregos diretos no setor.
Além das cidades da “categoria A”, o Mapa também atualizou a “categoria B”, que inclui municípios que, embora não figurem entre os principais destinos turísticos do estado, apresentam um bom potencial de crescimento no setor. Nesta categoria, foram incluídos Maricá, Araruama, Campos, Itaperuna, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa e Itaguaí.
Quem serão os loucos de fazer turismo em São João de me tira daqui, Caxias City, New Iguaçu e Campos? Fujammmmmmmm