Um levantamento realizado pelo Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS) classificou quatro praias fluminenses entre as dez melhores em um ranking integrado por 13 países. Na segunda colocação geral ficou a praia de Itaúna, em Saquarema, Região dos Lagos. As praias Azeda e Forno, em Búzios, na mesmo região; e Grumari, na capital, foram classificadas entre as dez melhores, segundo o Diário do Porto.
Segundo o CIF-PLAYAS, em uma escala que vai de zero a um, Itaúna conquistou a segunda colocação por ter atingido a pontuação 0,943, ficando atrás da praia de Varadero, em Cuba, no trecho em frente ao hotel Meliá Las Antillas, que atingiu a pontuação 0,951.
Em suas justificativas, os pesquisadores destacaram que a praia de Saquarema é “conhecida por sua beleza natural, águas cristalinas e areia fina, sendo palco de importantes competições esportivas”. Sobre a cidade, eles ressaltaram que ela possui “ondas perfeitas”, sendo considerada a capital nacional do surfe. Além disso, segundo os pesquisadores, a cidade seria facilmente acessível por vários modais.
Contou ainda a favor de Itaúna: estrutura de banho assistido para pessoas com deficiência, quiosques com banheiros, chuveiros, estacionamento e bicicletários. O entorno da praia também foi bem avaliado por contar com polo gastronômico, padarias, mercearias, hospedagem, postos de saúde, hospital e delegacia de polícia.
Para realizar a pesquisa, os 46 avaliadores da CIF-PLAYAS analisaram 123 praias nas Américas, Europa e Oceania. Na edição 2024 do concurso, o Brasil emplacou cinco praias entre as dez melhores, com uma delas em Salvador, na Bahia. Cuba ficou com as outras cinco. Na avaliação, foram levados em consideração quesitos, como conservação, condições de saneamento, proteção ao meio ambiente e estrutura de recreação da praia.
Para chegar ao Top Tem das praias, os avaliadores do CIF-PLAYAS visitaram Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Porto Rico, Venezuela, Equador, Guatemala, Canadá, México, Nova Zelândia e Espanha.
O CIF-PLAYAS é composto por oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, e tem sedes no Chile, Colômbia e Canadá.