Exatamente uma semana após um caminhão de bebidas pegar fogo no Túnel da Covanca, na Zona Oeste, deixando pelo menos 110 pessoas feridas, com duas feridas em estado grave, o Corpo de Bombeiros segue fazendo um relatório sobre as condições de segurança nos túneis e mergulhões da estado.
A fiscalização, que tem sido realizada desde sexta-feira passada, vistoriou, até o momento, 41 túneis. Desse total, apenas o Marcello Alencar e o Rio 450 Anos, ambos na região central do Rio, estão regulares e cumprem todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico.
Túneis da capital, que tem grande fluxo de veículos diariamente, como o Túnel Rebouças, Santa Bárbara, Zuzu Angel e Noel Rosa, não cumprem medidas de segurança – como sinalização de segurança, iluminação de emergência, detecção de incêndio, saídas de emergência e disponibilização de extintores de incêndio e hidrantes na via.
Dos túneis fora da capital, ou seja, 14 instalações, nenhum deles foi aprovado na vistoria. Todos os 39 túneis e mergulhões que não foram aprovados receberam uma notificação para legalizar as estruturas num prazo de até 60 dias.