RJ terá 14 linhas ferroviárias reativadas; ramal que liga Barra do Piraí a Japeri está incluso

Lei sancionada pelo Governo do Estado autoriza parceria público-privada para recuperação de linhas; regiões Metropolitana e Norte Fluminense serão algumas das beneficiadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estação ferroviária de Barra do Piraí, no Sul Fluminense - Foto: Reprodução

O Governo do Rio de Janeiro sancionou, nesta quinta-feira (06/10), uma lei que prevê a reativação de 14 linhas ferroviárias em todo o estado por meio de parceria público-privada. A medida, número 9.871/22 e de autoria do deputado Anderson Moraes (PL), já consta no Diário Oficial.

Entre as que deverão ser recuperadas, vale destacar, estão o Ramal Barrinha, que liga Barra do Piraí, na região Sul do RJ, a Japeri, na Baixada Fluminense, além de ramais na Região Metropolitana e no Norte do estado.

A medida complementa a lei 8.210/18, que criou o Programa Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária com objetivos turísticos. A nova norma determina que a reativação das linhas de trem priorize a segurança dos passageiros.

”A reativação desta linha é uma importante demanda dos moradores da região, que foram privados de um transporte de massa fundamental para ligação da Região Metropolitana com o Sul Fluminense. A paralisação também impactou todo o comércio e turismo nas cidades, e a reativação pode ajudar a revitalizar a área”, explicou Moraes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ terá 14 linhas ferroviárias reativadas; ramal que liga Barra do Piraí a Japeri está incluso
Advertisement

64 COMENTÁRIOS

  1. Quero saber ,qdo o povo brasileiro,vai se dar conta,que nosso meio de transporte,mais viável, e o trem,nós teríamos,que ter,a maior malha ferroviária,do mundo,e no entanto,ninguém dá valor,nosso país, é muito grande,e teríamos,belas Higgins,até hoje não saí da minha cabeça, wdo ia para casa de minha avó, de trem,no “cacique de Vitória “,era muito bom,que sdd.

  2. Eu, que moro em Jacarepaguá não tem ônibus.onde tenho residência.so tem uma linha de ônibus 601.
    Que demora 2horas para passar.
    Outra linha 865 levar 2h 30.
    Quando passa .
    Tem que vir a nas mãos das vans péssimos.
    Estado.
    Tem que ir em pé.
    Algumas nem para.sir a pessoa tem cabelos brancos.
    Que o meu caso.
    Tem que mostra dinheiro.
    Infelizmente .
    Eu, não acredito que vai valta o trem Barra do Piraí.

  3. Difícil sair do papel. E se sair será turísticos? Pois é! Nesse caso o trem deveria atender o cidadão comum para viabilizar passagem acessível de Barra do Piraí até a central do Brasil. Com a passagem custando 7 reais, o que já é caríssimo da central a Japeri, que dirá até Barra do Piraí.

  4. Seria um alívio para a população de Barra do Piraí, Mendes e Paulo de Frontin. A população já não o suporta mais a falta de transporte onde a viação progresso e a barra do Piraí, submetem o povo a inconstância na oferta do serviço . Mas vale lembrar que essa promessa de retorno dos trens não é de hj e acreditaremos qd acontecer de fato!

  5. “O Governo do Rio de Janeiro sancionou, nesta quinta-feira (06/10), uma lei que prevê a reativação de 14 linhas ferroviárias em todo o estado por meio de parceria público-privada”…
    Uma lei que prevê?…ou seja, vai ficar na previsão!…

  6. Oi, Olá, o meu nome é Douglas Ramos e sou um cristão evangélico verdadeiro e mas mesmo tempo assim etc stop e mas mesmo tempo assim mais moro no município de Japeri RJ no município da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro RJ Mercosul mas mesmo tempo assim etc stop e mas mesmo tempo assim mais moro no bairro de Nossa Senhora de Fátima mas mesmo tempo assim etc stop seria bom a reativação do Ramal Ferroviário de Japeri RJ e vai a até em Barra do Piraí RJ no médio vale Paraíba RJ, maís mesmo tempo assim etc stop.

  7. O que mais pelo RJ e pelo Brasil são quilometros de linhas abandonadas, que era só colocar um trem a diesel pra funcionar nelas e tava otimo. Espero que essas linhas sejam transporte de massa e que se interliguem aos ramais da super via. E pensar que a linha que sai de magé e vai pra Campos, ES, ta la, os trilhos todos la, passa por visconde de itaborai, rio bonito, silva jardim, casimiro.. Só bota um trem pra rodar e pronto.

  8. Uhhh só acredito vendo, essa história de volta do barrinha é sempre a mesma conversa em época de eleição para deputado estadual e federal!!! Seria ótimo, mais rola um jogo de interesse nesse meio ai, por causa disso duvido muito de isso acontecer!!!

  9. O ramal que liga Campo dos goytacazes ao Rio de Janeiro, e muito importante, e a linha chega a vitória ES, deveria ser reativado, e o ramal que liga Campos, São Fidelis, que possui uma vista muito bonita. Ambos muito importantes ao norte do estado.

  10. O barrinha tinha que voltar como trem para transporte de passageiros, inclusive eletrificando novamente esse importante ramal. Defendo ainda a revitalização do trecho Japeri Paty do Alferes, tambem. Para transposte de passageiros.

  11. A História das ferrovias fluminenses não pode ser esquecida. Dentre elas a ferrovia Cantagalo, contratada pelo Barão de Nova Friburgo, a maior da época. Transportou a herança de onde nasceu o ciclo do café. Da região, o Ouro Verde, chegou ao Vale do Paraiba do Sul e consequentemente a São Paulo onde gerou as indústrias que conhecemos.

  12. Os governos do Rio de Janeiro em conjunto com o de São Paulo,poderiam voltar com o Trem de Prata,que infelizmente,quando fiquei adulta,parou de circular…
    Já que os Trens Balas não saíram do papel,o Trem de Prata entre os dois estados ,seria bem mais fácil ,pois já existe o percurso.
    Seria uma alavancada no turismo entre as duas lindas cidades!!!!

  13. Meus trabalhos na Universidade de Tecnologia em Gestão de Turismo foi quase todo sobre as linhas ferroviárias para efeitos turísticos. Caso atenda a população para melhorar a sua mobilidade, vai ser bom também, um somatório de utilidades.

  14. Projeto bastante relevante. Seria interessante que a reativação das malhas ferroviárias caminhasse junto com programas de desenvolvimento para os territórios por elas cortados, gerando empregos, dinamismo econômico, formação profissional e cultura.

  15. A iniciativa é boa, embora o necessário mesmo fosse reativar linhas para transporte de passageiros em regime coletivo, e não só turístico. O transporte ferroviário turístico acaba tendo um valor elevado e a grande massa necessita do trem para sua locomoção no dia-a-dia, com preço compatível a transporte urbano. Haja vista o ramal de Itaguaí, que desde quando foi tornado inoperante para o transporte de passageiros, obriga a população ser dependente exclusivamente de um transporte rodoviário completamente precário, lento e desconfortável.

  16. Estou muito feliz por esta notícia, desafogar o trânsito, fomentar o turismo e também o transporte de carga trazendo economicidade, ao mesmo tempo também decepcionado pois não está incluso o trajeto Angra X Barra Mansa. A possibilidade também de ir de Barra Mansa X Minas Gerais.

  17. Se diminuir o crime na região do Rio abre se novas oportunidades para um turismo bem mais barato para a Região sul sudeste , assim o povo do sul sudeste não precisa gastar tanto para ir para o norte pois de acordo com o povo do norte o pessoal do Sul faz viagens parceladas em 12x no Rio vc viaja bem mais barato e pode gastar mais .

  18. Seria muito bom se colocassem o outro trilho no trecho de Saracuruna ao Gramacho e acabassem com as passagens de nível de Jardim Primavera e Campos Elíseos para que enfim terminassem com a baldeação no Gramacho podendo assim diminuir o tempo de intervalo entre os trens tornando o ramal mais eficiente e com isso, com certeza traria mais passageiros. É preciso melhorar muito os que atendem a população caxiense. O povo sofre aqui com os constantes atrasos. Muitos locais sem muros onde acaba facilitando o acesso indevido de pessoas, inclusive para o furto de cabos que é uma constante no ramal. A idéia dos trens é excelente mas é preciso formar parcerias também nesses ramais onde todos os dias o povo se desloca para o trabalho. Talvez quem sabe com empresas privadas onde cada uma possa aproveitar o espaço de cada ramal ou estação com publicidade e seus produtos e com isso incentivos por parte do Governo. Isso poderia tornar o espaço melhor aproveitado.

  19. O trechi de visconde de Itaboraí a cachoeiro de Itapemirim passando por rio bonito,Silva Jardim,casemiro de Abreu,Macaé,campos dos goitacases ,está sendo roubado na altura de dores de Macabu (campos) e conde de Araruama(quissama)E niguem faz NADA.LEVA NAO ISSO É CONVERSA PRA BOI DORMIR E SO FALACIA ELEITOREIRA.

  20. O trecho que é de visconde de Itaboraí e cachoeiro do Itapemirim está sendo roubado os trilhos na altura de dores de Macabu e conde de Araruama e niguem faz nada NA MORA E CONVERSA PRA BOI DORMIR SO FALACIA.

  21. Não só para turismo, mas para transporte periódico do Sul Fluminense até a capital e também porque não a reativação do Trem de Plata, ligando Rio a São Paulo. Ninguém merece viajar apertado dentro de um ônibus.

  22. O grande problema são os contratos. Hoje tem trechos que estão sob concessão de empresas particulares que, algumas, nem exploram e nem devolvem para a união. Outras linhas, como a Barra de Piraí – Japeri, a MRS não vai querer compartilhar com a carga. Por isso é tão difícil esse sonho se tornar realidade.

  23. Ótima ideia,reativar nossas ferrovias, que essa idéia venha ser realizada o mais rápido possível muito obrigado por essa ótima notícia obrigada.

  24. E uma pena que no meio deste projeto todo não incluiram revitalização da primeira ferrovia do Brasil, o trecho praia de Mauá em Magé para Petrópolis, quem não cuida da sua historia tem um futuro apagado.

  25. Excelente notícia ! Que venha rápido, urgente, voando como um avião ! A viagem de trem é muito boa, agradável, se feita com cuidado os trens se mostram uma excelente alternativa para substituição do transporte aéreo caro e suscetível as intempéries… além de ser romântico… o turista agradece… pela Europa as viagens são agradabilíssima e extremamente confortáveis… que venha logo essa benção !

  26. Aqui é São Tomé . Moro em Barra do Piraí , não acredito em papel .
    Como todos sabemos os trens que circulam da baixada até Dão Pedro é um desastre , quem em sã consciência vai querer investir onde o número de passageiros é infinitamente menor .

  27. Eu acho maravilhoso trens pra itaguai seria muito Bom tenho familua em Itaguai seria ótimo ir de trem e tbm pra outros lugares como Barra manssa poderia ir até três Rios pois tem trilho já só falta os trens e as manutenção das ferrovias e estações parabéns a quem teve essa brilhante ideia de traser os nossos trens de volta será como voltar ao passado obrigada

  28. É de extrema importância que se ative os ramais que foram abandonados para transporte de passageiros e não apenas para turismo. A população do Estado do Rio de Janeiro necessita, urgentemente, de uma malha ferroviária eficiente.

  29. Tudo isso seria bom mas nós sabemos que isso não vai acontecer nem a curto quanto mais a longo prazo não há vontade política e nem vontade da iniciativa privada porque o investimento é alto e retorno a perder de vista aí só nos resta sonhar e sonhar mas como diz o ditado a esperança e a última que morre vamos aguardar ????

  30. Será útil para a população sofrida com transporte precário.
    Reativar a malha ferroviária com trens modernos de carga e passageiros de Niterói para Vitória ES, passando pela cidade de Campos dos Goytacazes.

    Em Niterói temos o trânsito caótico. Necessita urgente de VLT de Itaipu, Piratininga para o Centro da cidade.

  31. Excelente notícia! Mas, tem que eletrificar, alargar a bitola, onde ainda é métrica, modernizar trens e sinalização, informatizar todo o sistema e integrá-lo efetivamente. Os trens elétricos precisam chegar a Magé, a Guapimirim, a Itaboraí, e se integrarem, com a reativação da linha férrea de Niterói, passando por São Gonçalo, e chegando a Itaboraí, Tanguá e Maricá. A ferrovia eletrificada tem que edificar o ‘Arco Ferroviário da Baía de Guanabara’, com trens modernos e rápidos, e para isso basta a reativação de trilhos, eletrificação e modernização de todo o Sistema Ferroviário Fluminense de Passageiros. O mesmo vale para o ramal de Nova Iguaçu/Japeri, que pode voltar a operar até Barra do Pirai. O ramal de Belford Roxo que pode ser estendido e eletrificado até Tinguá. O da zona oeste do RJ, que de Santa Cruz pode ir até Itaguaí/Mangaratiba. Não pode se tratar apenas de saudosismo imperial, e brincar de passeios em locomotivas obsoletas e trenzinhos do passado. O RJ quer trens modernos, melhorar o nosso presente e poder trafegar logo em eficientes trens, dentro de um sistema ferroviário fluminense contemporâneo e eficiente.

    • Excelente comentário do Marco. Espero que o Governo realize isso o mais rápido possível. E aí que o preço das passagens seja justo, isto e, popular. Transporte pra trabalhadores, não para turistas.

    • Todo apoio a estas idéias e propostas. Um país continental como o Brasil ficar dependendo de caminhões e os assim chamados ônibus (caminhões melhorados!)é surreal e mostra a corruptibilidade dos órgão decisórios frente aos lobies do transporte rodoviário. Tinha e tem gente ganhando muito dinheiro com o sofrimento do país referente ao transporte. Estamos inciando uma nova era de governo e de estado. Toda a força para a construção de ferrovias modernas, de passageiros, de turismo, de carga. Fim do império hegemônico rodoviário.

  32. Olha, Diário, sou made in Scheid uma estação de trem de Engenheiro Paulo de Frontin , vivi 1955 e 1956 meus 2 primeiros anos de vida lá onde havia somente 8 casas com acesso somente a cavalo ou trem…se o sinal não estivesse aberto na hora que minha mãe recebeu o sinal eu morreria, ela me ganhou na Santa Casa de Barra do Piraí … trem de passageiros é ATRASO DE VIDA …a reativação do ramal foi ELEITOREIRA, pra turismo apenas é válida … no ramal de Japeri a gare de Dom Pedro no Rio de Janeiro o passageiro em Madureira por exemplo indo trabalhar no centro do Rio salta da composição e pega um busão se o sinal estiver fechado pra não perder a hora no trampo , se isso acontecer na estação de Mário Belo (antes de Japeri) ele irá a pé pro Rio? …

  33. Legal isso,

    Porém deveria dar prioridade aos trens da Supervia,

    Onde os passageiros são HUMILHADOS diariamente, com atrasos e suspensão do serviço em alguns ramais,

    Melhor ainda seria cortar a verba desses políticos e colocar eles e seus familiares para usarem transporte público,
    Aí veríamos o serviço funcionar ?

  34. Infelizmente é duro dizer, mas essa é mais uma Lei que nada acrescentará a causa ferroviária no Estado. Pois esqueceram de combinar com a Concessionária MRS a proposta do Barrinha, e duvido que a empresa mexa um dormente sequer para viabilizar a volta do antigo trem de passageiros entre Japeri e Barra do Piraí, ainda mais com 40/50 cargueiros com mais de 200 vagões subindo vazios por dia pela linha do Centro, que passa justamente neste trecho entre Japeri e Barra do Piraí.
    A Lei n° 8.210/2018 teve um nobre proposito de fomentar a implantação de Trens Turísticos no Estado do RJ, mas passados 4 anos, as duas iniciativas em curso no Estado do RJ se limitam ao trecho Três Rios-Sapucaia, conduzido por uma Entidade privada, a ONG Amigos do Trem, e o trecho Miguel Pereira-Governador Portela, conduzido pela Prefeitura de Miguel Pereira. O Governo do Estado até o presente momento pouco fez pelo setor.
    E vários Trens Turísticos tem enorme potencial para serem viabilizados, como em Petrópolis, no trecho Nogueira-itaipava (https://www.noguita.com/), em Resende-Engenheiro Passos (https://www.afpf.com.br/expressoagulhasnegras) ou em Paraíba do Sul (https://www.afpf.com.br/trem-da-estrada-real), mas todos sem apoio governamental.
    Enquanto o país já conta com cerca de 25 Trens Turísticos em operação, o Estado do RJ, mesmo com sua rica história ferroviária, e ainda berço da primeira Estrada de Ferro do Brasil, a EF Mauá, tem apenas um, a Estrada de Ferro Corcovado, no bairro do Cosme Velho, na Capital do Estado. Ainda que Três Rios e Miguel Pereira entrem em operação em breve, ainda é muito pouco para uma atividade econômica que tem enorme potencial para alavancar empregos, renda e o turismo em nosso Estado.
    Uma pena.
    Ricardo Lafayette,
    Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui