Pela primeira vez, uma universidade estadual no Rio de Janeiro será comandada por uma mulher negra. A partir de janeiro de 2021, Luanda de Moraes, de 43 anos, assume a reitoria do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), inaugurado em 2005.
Nascida em Rocha Miranda, na Zona Norte, Luanda estudou em escolas públicas e se formou em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 2002.
Após a graduação, ela se capacitou ainda mais, fazendo mestrado e doutorado em Ciências e Tecnologia de Polímeros, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em relação à Uezo, sua trajetória na universidade teve início em 2009, quando ingressou na instituição como professora contratada. Já em 2012, prestou concurso e se tornou professora adjunta. Desde 2017, é vice-reitora do centro universitário e atua na orientação de alunos de graduação e pós-graduação em pesquisas acerca de energia renovável em parceria com o Inmetro.
”Tenho plena consciência do que isso significa como um todo. Quando os alunos negros vêm me agradecer pela representatividade, isso reforça a minha missão de seguir em frente. Tenho orgulho em dizer que a Uezo tem mais da metade do seu quadro de alunos composto por estudantes que ingressaram pela política de cotas, baseada no programa da ação afirmativa”, diz Luanda.