RJ terá 6 representantes na Olimpíada Internacional de Matemática, em NY

Todos eles são estudantes do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis; torneio acontece de 9 a 13 de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos representantes do RJ na Olimpíadas Internacional de Matemática 2023 - Foto: Sandra Barros/Divulgação/Seeduc-RJ

O Rio de Janeiro terá seis representantes na Olimpíada Internacional de Matemática, que acontece de 9 a 13 de julho na Universidade de Columbia, em Nova York. Todos eles são estudantes do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. O grupo embarca nesta sexta-feira (07/07) rumo aos Estados Unidos.

A vaga no torneio foi disputada entre escolas públicas e privadas de todo o RJ. Ao todo, 32 alunos brasileiros, de variados estados, concorrerão às medalhas de ouro, prata e bronze com finalistas de outros 50 países.

Rafael Lopes, de 16 anos, um dos seis representantes fluminenses, está ansioso pela disputa e, paralelamente, por poder realizar um sonho de criança.

”A expectativa de conquistar a medalha é enorme. Ainda mais com toda a preparação que tivemos com os professores do projeto. Meu sonho de criança sempre foi conhecer a Times Square e o Central Park. Via fotos e jamais imaginei que, através dos meus estudos e amor pela Matemática, isso seria possível”, diz.

Advertisement

Durante os cincos dias em NY, os jovens participarão, entre outras atividades, de treinamentos e passeios culturais e turísticos.

”São curiosos, interessados, estudiosos, amorosos e de boa índole. Acreditamos que o maior ganho dos alunos é com a experiência de vivenciar uma competição global, fazer novos amigos de países diferentes e conhecer novas culturas. Esse grupo tem tudo para trazer o ouro para o Brasil. Estamos muito orgulhosos. Independentemente de qualquer resultado, eles já são vencedores para nós”, destaca a diretora Elaine Cândido.

Vale ressaltar que a viagem do grupo aos EUA será financiada pelo Governo do RJ por meio da Secretaria de Estado de Educação. A professora de Matemática da escola, Aline de Souza, também estará presente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ terá 6 representantes na Olimpíada Internacional de Matemática, em NY
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui