O ano começou com muito trabalho para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Os guarda-vidas e operadores de embarcações da corporação realizaram 1.138 resgates marítimos em todo o estado no dia 1° de janeiro de 2025. Um aumento de mais de 1000% em relação ao primeiro dia de 2024, quando houve apenas 95 registros.
O 3° Grupamento Marítimo (3° GMar), que cobre algumas das principais praias da capital fluminense, como Copacabana, Leme, Arpoador, Ipanema, Leblon e São Conrado, liderou o ranking. Foram 815 atendimentos no primeiro dia do ano. O 2º Grupamento Marítimo (2° GMar), que atende a Barra da Tijuca, registrou 131 salvamentos, seguido do Destacamento do Recreio dos Bandeirantes (DBM 3/M) com 82.
Os socorros contam com apoio da Coordenadoria de Embarcações de Resgate (CER), com motos-aquáticas e barcos Infláveis, e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da corporação, com aeronaves e drones.
Operação Verão
A Operação Verão do CBMERJ conta com reforço de cerca de 30% do efetivo de guarda-vidas em todo o litoral. Além disso, a corporação investe em tecnologia e inovação para evitar afogamentos.
“Desde novembro, viemos reforçando progressivamente o efetivo nas praias. Só no ano passado, realizamos mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil socorros só na capital. Investimos forte em prevenção para assegurar um banho seguro a todos”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Ao menos nossos salva-vidas são muito eficientes. Já São Paulo, teve dezenas de vítimas fatais de afogamento nas praias…