A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado (20/04), na favela da Rocinha, na Zona Sul, uma maternidade para partos de baixa complexidade, instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare. O objetivo é atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de fácil acesso, localizado no mesmo prédio em que funciona a Clínica da Família Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer, 776.
A Maternidade da Rocinha é equipada com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.
O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância de ter uma maternidade para atender a comunidade.
“É bom a gente ver esse sentimento de pertencimento na cidade. O povo da Rocinha tem o direito de nascer na Rocinha. Que bom a gente poder entregar esse equipamento para vocês”, disse Paes.
A nova unidade é dedicada a partos de baixa complexidade. Sua estrutura foi projetada com base em estudos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região, como faixa etária, taxa de nascidos vivos e oferta e demanda dos serviços de saúde locais.
A expectativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos por mês. Se for necessário, casos mais complexos serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância da unidade, como disse o superintendente de Maternidades da Prefeitura do Rio, Márcio Ferreira.
Sala do Programa Cegonha Carioca
A Maternidade da Rocinha também conta com uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, onde as futuras mamães poderão receber importantes informações sobre a hora do parto e conhecer a unidade onde darão à luz. A visita à maternidade é um dos serviços disponibilizados pelo programa, que também realiza ações de orientação junto às gestantes e distribui o enxoval cegonha. Presente em todas as maternidades municipais, o Cegonha Carioca também oferece incentivos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.
No último dia 12, foi aberto o Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. Com essas duas novas unidades, a rede municipal de saúde do Rio passa a contar com 13 maternidades e uma casa de parto. Distribuídas por toda a cidade, as unidades somam mais de 700 leitos obstétricos e mais de 290 leitos de UI/UTI neonatal.
excelente notícia. parabéns aos responsáveis. que todos os profissionais tenham muito sucesso nessa missão.