No dia 11 de janeiro de 1985, o Rock in Rio abria suas portas pela primeira vez, marcando o início de uma história de sucesso que transformaria o cenário da música e do entretenimento no Brasil. Quarenta anos depois, a trajetória do festival é celebrada no musical “Rock in Rio 40 anos – O Musical”, que estreia na Cidade das Artes no dia 11 de janeiro de 2025.
Superprodução brasileira:
Criado por Charles Möeller & Claudio Botelho, com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, o espetáculo conta com um elenco de 30 atores e uma banda de nove músicos, liderada pelo maestro Marcelo Castro. Apresentado pela Ipiranga através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o musical promete emocionar o público com uma viagem pelos bastidores do festival.
“São muitas histórias que fizeram e fazem parte das nossas vidas e de tantos fãs. Materializar isso em um formato Broadway será emocionante, ainda mais com uma produção 100% brasileira e pelas mãos dos talentosos Charles e Claudio. A Cidade do Rock deixa saudades e revisitar tudo isso começando no dia em que marcamos 40 anos no calendário vai, sem dúvida, mexer com os corações”, diz Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio.
O sonho quase impossível:
O musical se passa em 1984, às vésperas da primeira edição do Rock in Rio, e mostra os desafios enfrentados por Roberto Medina para realizar o festival. Em um Brasil em transformação, Medina liderou uma equipe que correu contra o tempo para superar obstáculos e concretizar o sonho de trazer grandes artistas internacionais para o país.
Homenagem aos trabalhadores dos bastidores:
Com texto de Charles Möeller, o musical foca nos bastidores do festival, homenageando os trabalhadores que se dedicam à realização do evento. “Não vamos contar o que se passou nos palcos, isso já está documentado, todo mundo já sabe dos muitos e lendários shows que estiveram no Rock in Rio. O nosso musical vai justamente olhar para o backstage, para pessoas que abdicam das suas vidas e suas famílias por meses para fazer o evento acontecer”, explica Möeller.
Trilha sonora com quatro décadas de sucessos:
A trilha sonora do espetáculo reúne clássicos que marcaram as diversas edições do Rock in Rio, de “Live and Let Die” (Guns N’ Roses) a “Alagados” (Paralamas do Sucesso). “Era uma playlist infinita com a qual eu e o Zé Ricardo nos deparamos. Afinal, são quarenta anos e onze edições. Eu nunca quis ficar criando cena para uma canção famosa entrar. Os números musicais são complementares aos diálogos”, conta Möeller.
Elenco e personagens:
A história é contada através das memórias de Elizabeth (Bel Kutner), que revive seus dias como estagiária na agência de publicidade de Roberto Medina (Rodrigo Pandolfo). O elenco conta ainda com Malu Rodrigues, Beto Sargentelli, André Dias, Gottsha e Bruno Narchi.
50º musical da dupla Möeller & Botelho:
“Rock in Rio 40 anos – O Musical” marca o 50º espetáculo da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho, renomada por seus sucessos no teatro musical brasileiro. “Quando começamos, ninguém acreditava na existência de um mercado para teatro musical, assim como não tínhamos técnicos e artistas especializados. Hoje temos todas as condições para fazer um espetáculo com as proporções deste novo musical”, diz Möeller.
Serviço:
- Musical: “Rock in Rio 40 anos – O Musical”
- Local: Cidade das Artes
- Temporada: 11 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025
- Dias e horários: Quintas e sextas, às 20h | Sábados e domingos, às 15h e 19h
- Duração: 120 minutos
- Classificação: Livre
- Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/100618