Crítica: Roda Gigante: mais do mesmo de Woody Allen

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O novo filme de Woody Allen, Roda Gigante, se passa na Coney Island dos anos 50. A península, que fica localizada em Brooklyn, Nova York, é palco da bela fotografia de Vittorio Storaro (‘Apocalipse Now’) e oferece ao público momentos de deleite em meio ao enredo caótico construído por Allen. A trama conta a história de Ginny (Kate Winslet), uma garçonete casada e frustrada que se envolve com Mickey, um contador de histórias e salva-vidas alguns (muitos) anos mais jovem (Justin Timberlake) e que vê sua vida se desestabilizando, mais uma vez, com a chegada da filha do seu marido Humpty (Jim Belush), a ‘boa vivant’ Carolina (Juno Temple). Não bastassem as dores de cabeça que a enteada traz, a protagonista ainda precisa lidar com o filho pré-adolescente Richie (Jack Gore) que adquiriu o hábito nada comum de incendiar pequenas coisas.

wonderwheelposter Crítica: Roda Gigante: mais do mesmo de Woody Allen

Só pela sinopse dá para perceber o ninho de gatos que o diretor construiu para essa história. Embora a narrativa não seja arrastada, em determinado ponto a pergunta que não se cala é que raios ele fará com cada trama que teceu. Com o foco todo voltado para Ginny, o personagem Humpty que foi muito bem desenhado perde-se e vira um mero protagonista e o tal filho pré-adolescente vira quase uma peça decorativa do filme, embora as aparições sejam cômicas.

Em ‘Roda Gigante’, o diretor volta a destilar sua misoginia ao construir mais um papel de mulher neurótica e descontrolada (como não lembrar da estupenda Cate Blanchett em Blue Jasmine) e de quebra ainda coloca como sua “rival” a ingênua e pobre Carolina que não entende nada do que se passa. Quem já teve ao seu lado um homem tão vago e irritantemente auto confiante quanto Mickey, que trata o sentimento alheio como mero parque de diversões, sente pena e verdadeira angústia por Ginny. Esse é o roteiro batido de sempre da vida real: aos homens, a liberdade de se poder agir como quiser, às mulheres a alcunha de louca, afinal, elas “deveriam” entender e aceitar homens de espírito livre como Mickey. Chega a ser deprimente.

Advertisement

rodagigasnte 1 Crítica: Roda Gigante: mais do mesmo de Woody Allen

Em contrapartida, a personagem de Ginny é a cópia espelhada do próprio Allen, que dessa vez não aparece na frente das câmeras, como vem sendo um padrão nos últimos anos. Talvez seja ele próprio, porém o histórico pessoal do diretor com mulheres, assédios e adolescentes nos faz questionar até onde ele é, de fato, aquele mesmo homem dos filmes iniciais – inseguro, desajeitado e cheio de paranoias – ou um predador sexual sem escrúpulos.  A segunda hipótese faz mais sentido depois dos escândalos envolvendo a filha adotiva de Allen com Mia Farrow, Dylan Farrow. A moça relata em detalhes os abusos que sofreu do pai aos sete anos em um relato doloroso e muito difícil de ler.

WA16 09.28 0234 1 1 Crítica: Roda Gigante: mais do mesmo de Woody Allen

A obra, que já não é a melhor da sua carreira, não merece ser totalmente desmerecida pelo talento de Kate Winslet que ressurge mais linda e incrível do que nunca em uma das suas melhores atuações, mas Woody Allen já pode se despedir do status de estrela de Hollywood. Para ele, mais nenhum holofote.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: Roda Gigante: mais do mesmo de Woody Allen
Carioca, apaixonada por cinema, gastronomia, viagens, livros e sua família. Troca qualquer balada por uma sessão de cinema e adora o gênero drama, pois assim consegue se esquecer dos seus próprios. Se emociona em todas as aberturas dos filmes (até os do Adam Sandler. Mentira!) Administra a página @oquefazernorio no Instagram e Youtube e a página @ondecomernorio com dicas gastronômicas da Cidade Maravilhosa!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui