Rodas de samba abrem exposição sobre Heitor dos Prazeres no CCBB

Em um evento que celebra a abertura da exposição, duas rodas de samba se apresentam no térreo do CCBB na quinta (29/06) e na sexta (30/06) com entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ) promove dois encontros ao som de muito samba, marcando a abertura da exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome” ao grande público. E em diálogo com a obra, a roda de samba grupo “Samba Que Elas Querem” acontece na quinta-feira (29/06) e a “Roda de Samba da Pedra do Sal” ocorre na sexta-feira (30/06), ambas às 18h, no térreo do CCBB.

A exposição é uma retrospectiva ampla da obra desse multiartista, que reúne mais de 200 itens, como pinturas, canções, partituras, projetos, desenhos, discos e indumentárias que marcaram a trajetória de Heitor dos Prazeres e sua relação com diferentes esferas da produção cultural. Um importante sambista, compositor e instrumentista, ingressou nas artes visuais produzindo trabalhos que refletem a realidade pós-escravagista da população negra.

A mostra fica aberta ao público até 18 de setembro de 2023 e com entrada gratuita. A realização do evento é do Centro Cultural Banco do Brasil.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Samba Que Elas Querem (@sambaqueelasquerem)

Advertisement

Inspiradas em representantes de peso da música brasileira como Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Clementina de Jesus e Clara Nunes, o grupo formado exclusivamente por mulheres revolucionou a cena do samba carioca, trazendo em seu repertório o ideal de movimentar e incentivar a representação feminina dentro da música, através do tom de resistência que o samba e sua poesia carregam. O encontro de tribos e de vozes diversas que o grupo promove tornou a roda uma das mais populares do Rio de Janeiro. 

Roda de Samba da Pedra do Sal (@rodadesambadapedradosal)

Nascida aos pés do Morro da Conceição, local de vasto simbolismo histórico e religioso, que se tornou a “Pedra do Sal”, na cidade onde se assentou o maior mercado de escravizados do planeta, o Cais do Valongo, a Roda de Samba da Pedra do Sal se consolidou como uma das rodas de samba mais expressivas da cidade, com 16 anos de existência.

A Roda se tornou patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro e parte do roteiro turístico de visitantes do Brasil e do mundo. Seus integrantes são jovens músicos que buscam fazer com que o ritmo seja percebido e reconhecido como ancestral sagrado, legítimo porta-voz da memória sociocultural afro-brasileira.

Outra importante característica da Roda de Samba da Pedra do Sal é a de exaltar e preservar as abrangentes e ricas formas de expressão oriundas daquela região, apelidada de “Pequena África” por Heitor dos Prazeres, cantando e contando as memórias deste local, onde se reuniam grandes sambistas do século passado, como Donga, João da Baiana e Pixinguinha, além do próprio Heitor. No repertório estão sambas clássicos de importantes compositores que ajudaram a construir a história do mais carioca de todos os ritmos, como Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, entre outros. 

Serviço: CCBB na Roda 

  • Samba Que Elas Querem  
  • 29 de junho de 2023 (quinta), às 18h  
  • Térreo 
  • Roda de samba da Pedra do Sal  
  • 30 de junho de 2023 (sexta), às 18h  
  • Térreo 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rodas de samba abrem exposição sobre Heitor dos Prazeres no CCBB
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rodas de samba abrem exposição sobre Heitor dos Prazeres no CCBB
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui