Rogério Amorim: a pílula milagrosa da segurança pública

Colunista diz que o Estado precisa procurar remédios de verdade para a doença que vem tomando conta das ruas: desordem, camelotagem sem controle, pessoas dormindo nas ruas e estacionamento irregular

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Magno Segllia

Havia uma piada antiga com nossos irmãos lusitanos que, apesar de eu nunca gostar de menções negativas aos portugueses, era divertida: segundo a anedota, cientistas portugueses haviam criado a Pílula definitiva contra a sede. “É preciso tomar em jejum e logo em seguida beber quatro copos d’água, por duas horas você não terá sede”, dizia o cientista. É claro que tudo é obra da ficção, de um tempo no qual achávamos engraçado fazer troça dos portugueses – que são um país mais do que evoluído e não correspondem à imagem de oligofrênicos que as piadas querem imputar.

Então vamos refazer essa piada? “Secretário de Ordem Pública descobre como acabar com a insegurança no Méier! Basta criar um programa inócuo chamado CEP e implantá-lo com “três copos d’água”: o Programa Cidade Integrada no Jacarezinho, o programa Segurança Presente no Méier e o programa Bairro Seguro em diversos bairros da região”. Pronto! Está resolvido! A piada ficou ainda mais engraçada!

Agora ele está inventando MAIS UMA pílula: colocar guardas municipais para serem “papagaios de pirata” das forças policiais do Estado em blitzes contra motocicleta sem placa. É curioso, pois a maioria das motocicletas sem placa é irregular e pode estar sendo usada por bandidos armados. No caso de uma reação, o que faria o guarda municipal, até hoje desarmado sem que a SEOP se esforce para mudar esse cenário?

Faria a melhor a SEOP se convocasse os guardas municipais aprovados em 2012 para aumentar o efetivo da corporação, investir na ordem pública (totalmente abandonada) e abandonasse a lacração, com projetos para criar “disque-racismo”, coisa que outras instâncias de governo já possuem.

Advertisement

Espero que o secretário Breno Carnevale pare de criar “pílulas milagrosas” para problemas que já estão sendo resolvidos pela Segurança bem gerida do governo do Estado – com três secretarias envolvidas, a de Governo, a de Polícia Militar e a de Polícia Civil. E se dedique a procurar remédios de verdade para a doença que vem tomando conta das ruas: desordem, camelotagem sem controle, pessoas dormindo nas ruas e estacionamento irregular. Ou vai usar placebo? Esperemos que não.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rogério Amorim: a pílula milagrosa da segurança pública
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Dsde que o Estado entregou o transito pra prefeitura tudo o que existe é o caos. Antes a pm ao vir um veículo parado de forma irregular abordava. Pode ser um motorista do crime aguardando seus comparsas. Agora a PM deixa pra la, pq se o mal educado for desaforado nada poderá fazer. A mesma coisa essas motos rodando sem placaou com placa coberta. Milhares !!!!!

  2. Excelente artigo do colunista, aborda o “x” da questão atribuindo a responsabilidade da segurança e ordem pública ao péssimo secretário de ordem pública, e expõe uma das mazelas da prefeitura que é a desvalorização da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui