Rolé Carioca passeia pela história de Realengo neste domingo

A agenda gratuita e aberta ao público traz memórias e cultura da Zona Oeste do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A 11ª edição do Rolé Carioca chega ao seu segundo destino, o bairro Realengo, no Zona Oeste do Rio. O projeto, que busca valorizar as histórias e memórias do subúrbio. A atividade acontece no dia 28 de maio, a partir das 10 horas, na Estação Realengo, e também, um ponto de encontro extra na Central do Brasil para quem quiser pegar o trem das 8h50 e chegar junto no bairro.

Para o Rolé Carioca, toda a cidade conta história. É com muita felicidade que voltamos a realizar um Rolé por bairros e a escolha de Realengo como segundo passeio de 2023 reforça a preocupação do Rolé em caminhar por toda cidade, contando histórias que são importantes para entender a formação, identidade e memória do Rio de Janeiro.” relata Isabel Seixas, realizadora do evento.

Sob três eixos temáticos – a ocupação das “terras realengas”, a presença militar e desenvolvimento urbano nos séculos XIX e XX e movimentos culturais contemporâneos -, o Rolé passa por oito pontos históricos do bairro de Realengo. Dentre eles, a Estação Realengo, Escola Militar do Realengo, Colégio Dom Pedro II, Cine Theatro Realengo e Viaduto do Realengo.

Para a professora Amanda, é importante pensar o subúrbio de forma menos generalista, visto que locais afastados dos centros urbanos, são associados à criminalidade: “O Rolé se propõe a contar a história de Realengo e sua importância para a cidade. Realengo é um local de resistência da cultura popular e suburbana da cidade e foi um lugar emblemático na história de luta da democracia brasileira”.

Advertisement

O Realengo faz parte da história da Música Popular Brasileira (MPB), dentre elas a canção “Aquele Abraço”, eternizada na voz do cantor e compositor Jorge Ben Jor. O bairro também representa a resistência contra a ditadura militar, visto que Gilberto Gil foi detido no local durante a repressão dos militares. Dentre outros artistas que marcaram a história do bairro, estão “os crias”, o cantor Mumuzinho, o baterista e percussionista Robertinho Silva, o humorista Rafael Portugal e o youtuber Diogo Defanti.

Hoje, Realengo compõe e nomeia a XXXIII Região Administrativa do Rio de Janeiro, juntamente com Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e Vila Militar, na Zona Oeste. É o quarto bairro mais populoso do município, segundo o Censo 2010, com 180,1 mil habitantes.

Programação e roteiro

  • Estação Realengo;
  • Campo de Marte;
  • Escola Militar do Realengo;
  • Coreto no Campo de Marte;
  • Fábrica de Cartuchos de Realengo (atual Colégio Dom Pedro II);
  • Fachada de comércio local;
  • Capela Nossa Senhora da Conceição;
  • Cine Theatro Realengo; e 
  • Viaduto do Realengo.

Serviço 
Rolé visita Realengo
Gratuito, livre de inscrições 
Data: 28/05
Horário: 10 Horas 
Ponto de encontro: Estação Realengo
Ponto de encontro extra: Central do Brasil 8h20 (grupo pegará o trem das 8h50)
Endereço: Praça Campo de Marte, s/n Realengo –

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rolé Carioca passeia pela história de Realengo neste domingo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rolé Carioca passeia pela história de Realengo neste domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui