A onda dos rolezinhos vem dominando os shoppings de cidades de todo o Brasil. Uns defendem que o evento é para diminuir a segregação, outros afirmam que é só um movimento sem cunho social. Pensando nisso, o publicitário Marcelo Arthur resolveu criar o “Rolezinho no Hemorio”, a fim de aumentar os estoques de sangue da instituição.
O evento, que teve início no Facebook, já possui mais de 4 mil confirmações. O organizador estima que pelo menos 100.000 pessoas tenham conhecimento desse ato.
Para realizar a doação de sangue, existem algumas exigências:
- É preciso que o doador esteja bem de saúde;
- Deve-se levar um documento oficial de identidade com foto;
- Ter entre 16 anos (com autorização dos pais) e 68 anos (incompletos);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar bem alimentado;
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação.
Pessoas com gripe, resfriado, mulheres grávidas ou em período de amamentação, extrações dentária, tatuagens feitas há menos de um ano e transfusões de sangue podem ser empecilhos para a realização da doação de sangue.
A iniciativa é de suma importância nessa época do ano, já que o número de doadores diminui consideravelmente entre o início do ano e o carnaval.
O evento tem início no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, a partir das 7h, e vai durar o resto da semana, até sexta-feira. O Hemorio localiza-se na Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio.