Romário se reelege senador no Rio de Janeiro e vai representar o estado por mais 8 anos

O ex-jogador terminou o pleito com 29,06% dos votos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Confirmando a tendência anunciada nas pesquisas, Romário (PL) venceu as eleições para o Senado no Rio de Janeiro. O ex-jogador terminou o pleito com 2.376.774  votos, totalizando 29,17%. Em segundo lugar ficou Alessandro Molon (PSB).

Na sequência, os votos para o Senado foram para Daniel Silveira (com candidatura na Justiça) e Clarissa, do União Brasil.

Carreira política

Em 2009, Romário anunciou sua entrada na política, filiando-se ao PSB. Concorreu ao cargo de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2010, sendo eleito o sexto candidato mais votado.

Foi eleito presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara em 6 de março de 2013.[158] Meses depois, em 9 de agosto, anunciou sua desfiliação do PSB,[159] que o obrigou a deixar a presidência da comissão, mas regressou ao partido em 26 de setembro de 2013, Romário optou por regressar ao PSB, tornando-se também presidente do partido no estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Senador

Em 5 de outubro de 2014, elegeu-se senador pelo Rio de Janeiro com 4.683.963 votos, correspondendo a 63,43% dos votos e 38,53% do número de eleitores.

Em junho de 2017, Romário deixa o Partido Socialista Brasileiro para se filiar ao Podemos, antigo PTN. Ele ocupará a presidência do partido no Rio de Janeiro.

Em outubro de 2017 votou a contra a manutenção do mandato do senador Aécio Neves mostrando-se favorável a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal no processo onde ele é acusado de corrupção e obstrução da justiça por solicitar dois milhões de reais ao empresário Joesley Batista.

Em junho de 2019, votou contra o Decreto das Armas do governo, que flexibilizava porte e posse para o cidadão.

Em novembro de 2021, Romário votou a favor de projeto que formalizava as emendas do relator, também chamadas de orçamento secreto. Levantamento feito pelo jornal O Globo, mostra que Romário foi responsável por destinar ao menos 5 milhões de reais provenientes das emendas do relator.

Candidatura ao governo do Rio de Janeiro em 2018

No dia 28 de junho de 2017, Romário deixou o partido que até então estava filiado, o PSB, a fim de filiar-se ao Podemos (PODE). Em 16 de março de 2018, Romário anunciou, em evento realizado no Club Municipal, sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo Podemos nas eleições de 2018.

No dia 4 de agosto de 2018, o Podemos (PODE) oficializou, em convenção realizada no Club Municipal, a candidatura de Romário ao Governo do Estado do Rio de Janeiro nas eleições daquele ano. Na ocasião, o nome de Marcelo Delaroli (PR), ex-policial militar, foi confirmado como candidato a vice-governador na chapa do ex-jogador de futebol.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Romário se reelege senador no Rio de Janeiro e vai representar o estado por mais 8 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui