Ronda Maria da Penha completa três anos com mais de 33 mil ações de acolhimento

Desde março de 2021 até fevereiro de 2024, 4.743 mulheres foram assistidas pelas equipes da GM-Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) celebra três anos de atuação, marcados por um total de 33.522 ações de acolhimento a vítimas de violência doméstica e familiar, e 67 prisões em flagrante, principalmente por descumprimento de medidas protetivas. Desde março de 2021 até fevereiro de 2024, 4.743 mulheres foram assistidas pelas equipes da GM-Rio.

Quase metade das prisões ocorreu em 2023, com 30 conduções à delegacia, atribuídas ao aumento do efetivo da Ronda Maria da Penha, que iniciou com 32 guardas e atualmente conta com 85. Os guardas municipais atuam na verificação do cumprimento de medidas protetivas, com foco na segurança e no fortalecimento das mulheres assistidas.

A líder operacional Glória Maria Bastos destaca a importância da atuação da Ronda Maria da Penha, oferecendo acolhimento individualizado e conectando as mulheres a uma rede de proteção especializada, incluindo órgãos governamentais e assistenciais. A violência contra a mulher, em suas diversas formas, é combatida e coibida pelos agentes de segurança, em consonância com a Lei Maria da Penha.

O comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares, reafirma o compromisso da Guarda Municipal em garantir a segurança das mulheres, tanto por meio da atuação da Ronda Maria da Penha quanto pelo patrulhamento de rotina. Este trabalho é essencial para proteger e fortalecer as mulheres em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o combate à violência de gênero.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ronda Maria da Penha completa três anos com mais de 33 mil ações de acolhimento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui