No próximo sábado (29/06), os fiéis católicos celebrarão o Dia de São Pedro, um dos três santos homenageados nas festividades juninas, ao lado de Santo Antônio e São João. Reconhecido como o fundador da Igreja Cristã em Roma e o primeiro papa, São Pedro é venerado com uma programação especial no centro histórico do Rio de Janeiro.
O roteiro proposto pelo DIÁRIO DO RIO começa na vibrante Praça XV, conhecida por sua feira de antiguidades que atrai cariocas de todos os cantos da cidade. Logo ao lado, está o Sobrado da Cidade, um local que tem se destacado não só pela sua arquitetura centenária, mas também pela experiência gastronômica única que oferece.
Localizado na Rua do Rosário, o Sobrado da Cidade ocupa um imóvel centenário com uma história rica que inclui desde um armazém até residência de figuras importantes como o Barão Peixoto Serra. Carla Esteves, proprietária do estabelecimento, compartilha o encantamento pelo local: “Nos estamos no corredor cultural, em um casarão que é um patrimônio histórico, então temos um dever de despertar a valorização da simbologia, das construções, da arquitetura dos prédios… É um momento que a gente respira história. O que a gente quer com isso é preservar a história do passado e fazer história no presente.”
O ponto alto do Sobrado da Cidade é o Café Imperial, um verdadeiro banquete inspirado nos cafés do século 19, adaptado aos gostos contemporâneos. O menu vem escrito em francês, como era na época. É um verdadeiro banquete, como aqueles que eram compartilhados pelos cariocas de antigamente. Além disso, serão explicadas detalhadamente as escolhas do cardápio, para aumentar a imersão cultural na época em que o Rio era Capital de um Império nos trópicos. A experiência não se limita ao paladar, mas também inclui um guiamento histórico pelas ruas da região, conhecida como “Pequena Lisboa”, como é conhecido o circuito arquitetônico da região da Praça XV.
Após a imersão cultural e gastronômica, o roteiro segue para a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, recentemente restaurada e conhecida como a “caixinha de jóias” do Rio de Janeiro. Erguida em 1750 no estilo barroco, a igreja é considerada uma das mais charmosas do Centro do Rio.
Às 12h, será realizada uma Missa Solene em Latim, conduzida pelo Padre Paulo Vita, da Igreja de Nossa Senhora da Luz, destacando a importância da integração entre as igrejas. A cerimônia será acompanhada por música erudita executada pelo Coral Astorga e Grande Orquestra.
Para aqueles que não puderem participar no sábado, o roteiro pode ser repetido no domingo, com as mesmas atividades no Sobrado da Cidade e na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, sob a liderança do Padre Victor Hugo. “São Pedro foi o primeiro papa da igreja, conviveu com Jesus Cristo. Ele é o grande baluarte da fé e uma das colunas da igreja, por isso, todos os anos, as igrejas se unem para rezar pelo papa Francisco nesta data especial.” afirma o padre.
Serviço
Restaurante Sobrado da Cidade
Endereço: Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro
Valor por pessoa: R$ 300,00* No pix ou cartão de crédito. (Cariocas com comprovante de residência pagam R$ 250,00)
Reserva e pagamento antecipados.
No máximo 48 participantes por dia*
Informações e reservas pelo WhatsApp: 21 97978 4353
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
Endereço: R. do Ouvidor, 35 – Centro
Celebração para o Dia de São Pedro: 29 e 30 de junho (12h)