Sexta-feira, dia 28 de junho, o Diário do Rio de Cultura promoveu um roteiro cultural com a presença de Carina Quirino, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, que coordena o projeto Reviver Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro. O roteiro cultural, aberto ao público, percorreu ruas do Centro Histórico do Rio visitando os espaços culturais, já inaugurados, contemplados pela inciativa do projeto.
O roteiro cultural teve início junto ao Arco do Teles, na Travessa do Comércio, em frente à sede do Diário do Rio de Cultura. Carina explicou a proposta do projeto Reviver Cultural, dialogando com público e esclarecendo dúvidas. Ivana Lutebark apresentou o espaço do Diário do Rio de Cultura onde acontecerão atividades culturais e educativas, além de abrigar uma exposição permanente sobre o Rio de Janeiro que foi explicada por Thatiana Sant’Anna, historiadora responsável.
O roteiro em seu itinerário programado, prosseguiu promovendo conhecimento e contando curiosidades sobre prédios na região histórica do Centro do Rio de Janeiro, como a casa em que viveu Carmen Miranda, localizada também na Travessa do Comércio. Na visita entre os sobrados tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, o público teve a oportunidade de conhecer onde será o Centro Carioca de Fotografia e, a já inaugurada QueeRioca, que foi apresentada pela produtora Laura Castro, projetos promovidos com o incentivo do Reviver Cultural.
O público que acompanhava o roteiro teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Junta Local, a Casa Carnaval, e o espaço Janelas, que se localizam na rua do Mercado. Seguindo o roteiro planejado, na rua do Rosário, o grupo pode saber sobre a Casa de Cultura Volta do Mundo, a Galeria Refresco, e a Casa Tucum, onde foi recebido por Amanda Scarparo e pode visitar este espaço dedicado à cultura indígena, sendo possível reconhecer a pluralidade dos projetos do Reviver Cultural e própria do cotidiano carioca.
A coordenadora do Reviver Cultural convidou o público para visitar os espaços que estavam sendo inaugurados e com ações naquela noite, o MetaGallery Dao e Museu do Graffiti.
O roteiro Reviver Cultural concluiu seu trajeto em frente à Igreja da Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, onde Quintino Gomes Freire falou sobre a importância da igreja enquanto um espaço quem tem ativado a região. O público que acompanhou o roteiro cultural ainda teve a oportunidade de visitar a igreja e conhecer a especial exposição histórica abrigada em seu interior e aberta ao público que visita a região. A Igreja tem realizado missas em latim e apresentação de orquestra e coral, o que tem atraído público e turistas que visitam a cidade, contribuindo, em paralelo, com a proposta do Reviver Cultural.
O Diário do Rio de Cultura promoveu esta ação com a finalidade de oportunizar maior compreensão sobre a proposta deste espaço e do Reviver Cultural que busca acender os holofotes sobre essa região, legitimamente reconhecida por seu potencial histórico e cultural, proporcionando incremento econômico para a Cidade por meio do desenvolvimento urbano e desta iniciada política pública para o Centro o Rio de Janeiro.