De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), analisados pelo Instituto Rio21, o número de ocorrências de roubo a comércio no município do Rio de Janeiro caiu durante a pandemia de COVID-19. Enquanto em 2019 foram registrados 2.564 crimes desse gênero, em 2021 esse número passou para 1.692, apresentando uma queda de 34,0% em relação a dois anos antes.Esse dado era esperado, visto que uma grande quantidade de estabelecimentos fechou durante a pandemia, tenha sido um fechamento temporário ou permanente, é natural que o número de crimes praticados nesses locais tenha diminuído.
Em 2022, nos dois primeiros meses, a maior parte das ocorrências foram registradas em fevereiro, 125. No total, o município do Rio de Janeiro já presenciou 224 roubos a comércio esse ano e caso o ritmo de roubos a comércio se mantenha estável, no final do ano teremos um pouco menos de casos do que no ano anterior.
Junto a cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias (25), São Gonçalo (17), Nova Iguaçu (17) e Niterói (16) também estão entre os cinco munícipios do Estado do Rio de Janeiro com os maiores número de ocorrências de roubo a comércio em 2022.