A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento expressivo nos índices de violência nos dois primeiros meses de 2025, com crescimento em diversas modalidades de crime. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), mostram que roubos de carga, de veículos, a pedestres e crimes de letalidade violenta tiveram alta na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os roubos de carga cresceram 58%, passando de 183 casos em janeiro e fevereiro de 2024 para 289 no mesmo período deste ano. Em fevereiro de 2025, foram 140 ocorrências, frente a 87 em fevereiro de 2024, uma alta de 61%.
O número de roubos de veículos também aumentou: de 2.291 registros em 2024 para 2.814 em 2025, crescimento de 23%. O aumento do chamado “sequestro de veículos”, em que a vítima é obrigada a pagar para reaver o automóvel, foi um dos temas debatidos nesta sexta pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, em reunião com membros da Comissão de Segurança da Alerj e representantes de cooperativas de veículos.
Outro indicador que preocupa é o de roubos a pedestres, que somaram 3.534 ocorrências nos dois primeiros meses de 2025, contra 3.193 no mesmo período do ano anterior — alta de 11%.
Já os crimes de letalidade violenta, que englobam homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial, registraram 285 casos em janeiro e fevereiro de 2025, frente a 188 registros em 2024, representando um aumento de 52%.
A legislação penal, cuja competência exclusiva é federal, teve implementada nas últimas décadas políticas de penas alternativas, despenalização e desencarceramento.
As penas andaram para trás – com exceção para crimes contra as mulheres e racismo, que tiveram um pequeno endurecimento – embora desproporcionalmente – agora mais comum prender e manter preso racista ou agressor de mulher que ladrão, estelionatário e latrocidas.
A Polícia prende e a Justiça libera para responder em liberdade… vários são os autores de crimes presos com extensa ficha criminal…
Cláudio Castro mostra o que é o bolsonarismo no governo: incompetência, aumento da criminalidade e farsa.
E olha que a pauta principal dessa corja bolsonarista é o tal “combate a criminalidade”!
Sua cegueira é tanta que espanta. Números não significam nada para vocês, analfabetos funcionais. Apenas essa ideologia marxista/socialista/progressista/ASSASSINA.
Isso tudo é culpa de vocês, paspalho.
Há muito tempo o Rio vem sendo governado pela direita picareta. A Assembleia legislativa do Rio tá na mão da direita-liberal-libertaria há muito tempo; senadores representantes da direita-liberal-libertaria estão há muito tempo (des)representando o Rio: Romário e Flávio, Rachadinha, Bolsonaro estão aí pra não me deixar mentir.
Defender essa direita-liberal-libertaria que fala muito em “combater a criminalidade” e ao mesmo tempo estar unidos a essa mesma criminalidade, e continuar votando em politicos dessa direita-liberal-libertaria, é pedir pra ser burro.
E comunista é o cacete!
Se quiser me definir politicamente e ideologicamente, me chame de trabalhista.
Mas acho difícil você entender isso, já que no seu comentário você colocou “progressista” no meio de marxista/socialista, sem fazer a menor ideia do que seja isso!
Polícia do Cláudio Castro: omissa, frouxa, incompetente e corrupta. A cara dele.
Não votei em Cláudio Castro,
Mas essa culpa do recrudescimento da criminalidade não é dele.
Vide as decisões do STF…
Exatamente. Disse tudo.
E acha que isso é de agora, certo?
Cegueira absoluta. Há 5 anos vigora a ADPF 635. Se informe e pare de falar bobagens.