Rua da Cerveja, antiga Rua da Carioca, vai ganhar filial do Bar Lagoa

Estabelecimento, que completa 90 anos em 2014, vai ter a mesma ambiência da sede e já conta com a parceria da cervejaria Sundog

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bar Lagoa - Tripadvisor

O projeto Reviver Centro tem sido vitorioso em todo o seu esforço em revitalizar a região Central do Rio de Janeiro. A emblemática Rua da Carioca, há anos em processo de degradação e esvaziamento, será um dos palcos dessa transformação, por meio do Reviver Rua da Carioca, lançado pela Prefeitura em setembro do ano passado. O programa transformará a histórica via na Rua da Cerveja, local com fábricas da bebida e brewpubs – local onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida.  A exemplo do Reviver Cultural, que está ocupando quase 40 lojas na região da Praça XV ao mesmo tempo com negócios que vão desde Cafeterias até lojas de produtos indígenas, promete mudar o panorama da rua que leva o nome de nosso gentílico.

As boas-novas já se anunciam. O Bar Lagoa, que completa 90 anos em 2024, abrirá uma filial no nº 34 da Rua da Carioca, onde funcionou por 100 anos o legendário Bar Luiz, que após anos de crise e sucessivos anúncios de fechamento, finalmente sucumbiu, em 2022, às agruras provocadas pela crise sanitária de Covid e à debacle da economia fluminense, já em franca recuperação.

Inaugurado em 1934, a casa foi batizada como Bar Berlim, nome sob o qual funcionou até o início da Segunda Guerra Mundial, evento que levou os donos do estabelecimento a rebatizá-lo como Bar Lagoa. Com arquitetura em art déco, a casa, dedicada à gastronomia alemã, é conhecida por servir as mesmas receitas há décadas e pelo bom atendimento.

Os donos do Lagoa pretendem levar para a filial do Centro a mesma configuração do bar da Zona Sul. Mas a empreitada chega com novidades, entre elas a parceria com cervejaria Sundog, que tem em seu catálogo opções, como: Black Magic, Ode a Ninkasi, Gods Ipa, Hella e Edda – todas artesanalmente fabricadas com matérias primas originais, onde até a água na fabricação da bebida remonta à origem da cerveja. O Bar Lagoa pertence a Omar Catito Peres, que também dirige o La Fiorentina, que tem aberto filiais até mesmo em Lisboa, após fechar seu tradicional endereço no Leme, cujo imóvel foi a leilão.

Famoso pelo atendimento de seus garçons mal-humorados, o Bar Lagoa chega ao Centro com foco na sua gastronomia tradicional. Entre os pratos clássicos servidos pelo Lagoa e que estrelarão na filial do Centro estão o croquete alemão de carne; o salsichão com salada de batatas; o filé à Oswaldo Aranha, servido com arroz, alho frito, farofa e batata frita, além do Eisbein, joelho de porco com chucrute. No local, também será possível consumir cervejas de fabricação própria.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua da Cerveja, antiga Rua da Carioca, vai ganhar filial do Bar Lagoa
lapa dos mercadores 2024 Rua da Cerveja, antiga Rua da Carioca, vai ganhar filial do Bar Lagoa

7 COMENTÁRIOS

  1. O que é isso “antiga rua da carioca” ???? Por quê? até onde sei o nome da rua é o mesmo
    O que tem a ver o “Bar Lagoa” ….. “a histórica via na Rua da Cerveja, local com fábricas da bebida e brewpubs – local onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida” ???

    • Que história é essa de “antiga Rua da Carioca?” O nome da via não vai mudar, apenas porque vai abrigar as cervejarias. “Rua da Cerveja” é apenas o nome do projeto dado pela prefeitura para atrair os futuros frequentadores.

    • Não exatamente um “erro jornalístico”. Acredito que um problema de redação pelo autor do artigo, como é comum no Diário do Rio. Tem alguns jornalistas muito bons de redação no jornal, mas alguns ali tem dificuldades de redação incompatíveis com a do bom jornalismo, que deve ser claro e preciso no trato com as palavras.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui