Rua Uruguai vai ganhar ciclofaixa com 1,75 Km de extensão

A ciclofaixa dará continuidade à infraestrutura cicloviária existente no Grajaú e Andaraí, trazendo-a até a estação do metrô Uruguai

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A CET-Rio está finalizando a implantação de ciclofaixa na rua Uruguai, mediante a execução de sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura). A iniciativa é uma das metas estratégicas de governo, que prevê a implantação de novas rotas cicloviárias, fazendo conexões com as estações de transporte de alta e média capacidade.

A ciclofaixa da Rua Uruguai tem 1,75 Km de extensão e dará continuidade à infraestrutura cicloviária existente no Grajaú e Andaraí, trazendo-a até a estação do metrô Uruguai, onde há bicicletário interno. Contagens do número de ciclistas foram realizadas em 2023 e mostraram que essa rota está entre as cinco mais utilizadas na Cidade, com 129 bicicletas/hora no horário de pico (12h-13h).

Para a inclusão da ciclofaixa no tecido urbano, o espaço viário foi redividido, sem diminuir o número de faixas de trânsito. Também foram mantidos os pontos de táxi, as vagas para estacionamento e as áreas de carga e descarga.

Advertisement

Os projetos das novas rotas cicloviárias são elaborados a partir de uma visão abrangente dos espaços de circulação, visando a segurança de todos, especialmente dos pedestres e ciclistas. Além de adotar as dimensões e as sinalizações gráficas horizontal e vertical de acordo com as normas técnicas, também são criadas, sempre que necessário, áreas de extensão de calçadas exclusivas para pedestres, pintadas na cor verde, de forma a proporcionar mais segurança para a circulação dos pedestres.

O principal objetivo dessa iniciativa é permitir que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta na sua jornada diária de forma segura como principal modo de transporte ou associado ao transporte público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua Uruguai vai ganhar ciclofaixa com 1,75 Km de extensão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui