As ruas da Região Portuária do Rio ganharam novas árvores nesta quinta-feira (23/11), fruto de uma obrigação por conta da construção da nova sede do Consulado Americano, na Cidade Nova. Foram plantadas as primeiras 13 de 277 mudas previstas para a região, em locais onde árvores morreram, sofreram com ações de vandalismo ou em substituição a mudas inadequadas.
As ruas Barão de Tefé e Sacadura Cabral receberam dez ipês-roxos, duas babosas brancas e um oiti, todas com mais de 1,5 metro de altura. A Comlurb auxiliou nos serviços, com a destoca de antigas árvores. Quando a Prefeitura autoriza uma obra na qual há supressão de árvores, a obrigação do empreendedor é plantar outras mudas, de preferência na mesma região do empreendimento autorizado. O trabalho de reposição é acompanhado pela Diretoria de Arborização (Darb), da Fundação Parques e Jardins.
- A Região Portuária tem muitos pontos de calor intenso, e essas novas árvores vão ajudar a trazer um clima mais ameno para moradores e trabalhadores. Esse é um trabalho fundamental, e estamos acompanhando todo o processo para que toda essa medida compensatória seja cumprida o quanto antes -, destaca o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas.