E meio à onda de calror que atinge o Rio de Janeiro, sete ruas da Tijuca, Zona Norte da cidade, ganharam mais verde a partir deste sábado (11/11). A prefeitutarealizou o plantio de 14 mudas de diferentes espécies. Os locais possuem golas (locais de plantios) vazios, ou espécies inadequadas. Entre as espécies que serão plantadas estão pau-brasil, oiti, ipês amarelo e roxo e babosa branca.
“Com esses plantios estamos garantindo mais sombra e conforto à população. Muitas árvores acabam, com o tempo, morrendo, e precisam ser substituídas. Todas as espécies novas são adequadas às dinâmicas da cidade”, diz o presidente da Parques e Jardins, Julio Villas Boas, órgão responsável pela ação. “Pedimos a colaboração da população para que não joguem lixo nos locais das mudas e que denunciem maus tratos ou vandalismo”.
Subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, que também participou da operação, destaca a importância desse trabalho para a cidade.
“Isso traz mais ar puro e sombra para a população. Aproveito para agradecer a Parques e Jardins por essa parceria. Importante destacar que temos que fazer podas. Infelizmente, as árvores que morrem, os engenheiros ambientais da Comlurb e a Defesa Civil solicitam a remoção, mas é importante que a população saiba que a gente está replantando árvores na nossa região e vamos ficar de olho para que isso aconteça cada vez mais colocando árvores que são adequadas para a nossa vida urbana, em especial, na Grande Tijuca“.
A lista das ruas:
- Uruguai
- Visconde de Figueiredo
- Visconde de Cabo Frio
- General Roca
- Mario Barreto
- Praça Barão de Corumbá
- Silva Ramos
Será que outros subprefeitos não podem acolher e aplicar esta medida também, como na ZN que está virando um deserto? Alô Dudu dá um catuco na turma aí. Valeu Quintans, esse merece. Plante mais
Podiam arborizar a cidade toda. Nesse calor é insuportável não ter uma sombra. Coisa mais estúpida é derrubar árvores por nada. Muita gente faz isso.