“Corrão” como diria o pessoal do Twitter, o Google e a Fiat lançaram hoje a parceria que capturará as imagens das ruas para o Google Street View no Rio de Janeiro (e em São Paulo e Belo Horizonte também).
O Google Street View, para quem não sabe, é um serviço em que, de acordo com a Wikipedia:
disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários / utilizadores vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo
Para mais detalhes de como funciona o serviço aconselho ler esta matéria da FSP.
O serviço gera alguns debates por onde passa pois para alguns iria contra a privacidade das pessoas. Bobeira, ele tira fotos da rua e até onde eu sei a rua é pública… Claro, gera alguns constrangimentos especialmente quando algumas pessoas são pegas fazendo besteira. Como o caso da esposa que descobriu o carro do marido em frente a casa da amante.
Pessoalmente acho que o serviço ajuda no turismo. Um amigo meu ao viajar para Nova York usou o Google Street View para ver como era a rua do hotel dele e para saber como era área em volta. Realmente ajuda, e em uma cidade como a nossa podemos ficar mostrando imagens, por exemplo, do Joá.
Minha maior preocupação é a entrada do Google Street View em comunidades dominadas pelo tráfico, onde eles vão ter sérios problemas e é bem capaz de não entrar. E por outro lado condomínios fechados onde também não devem conseguir ir.
Serão usados 30 carros Fiat Stilo, cada um com nove câmeras fotográficas (uma para capturar imagens do alto e oito para compor as imagens das ruas). E não há previsão para o lançamento do serviço no Brasil.
Quem tiver fotos do Fiat Stilo no Rio, mande para nós do Diário do Rio: rio@diariodorio.com