#RuasdoRio: Quem foi Edgard Romero?

A série do DIÁRIO DO RIO chega a uma das mais movimentadas vias da Zona Norte do Rio de Janeiro

Cruzamento entre a Avenida Ministro Edgard Romero e a Rua Conselheiro Galvão, em Madureira
Cruzamento entre a Avenida Ministro Edgard Romero e a Rua Conselheiro Galvão, em Madureira - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Avenida Ministro Edgar Romero é um dos endereços mais importantes e movimentados do subúrbio carioca. Com aproximadamente 3 km de extensão, a via se estende por Madureira, até o bairro de Vaz Lobo, sendo o principal elo de ligação com a região de Irajá e Penha.

Na avenida estão situadas instituições tradicionais da cidade, como a escola de samba Império Serrano e o Colégio Carmela Dutra. A Edgard Romero também abriga o agitado Mercadão de Madureira, um dos maiores centros comerciais populares da América Latina, que recebe milhares de pessoas todos os dias.

Mas afinal, quem foi Edgard Romero?

Edgard Fontes Romero

Edgard Fontes Romero foi ministro do Tribunal de Contas da Prefeitura do Distrito Federal (na época o Rio de Janeiro era a capital da República). Edgard Romero teve uma extensa política no antigo Distrito Federal , sendo intendente municipal e vereador em várias legislaturas. Nascido em 1883 na cidade de Lagarto, em Sergipe, chegou na cidade ainda jovem e logo se destacou na política onde permaneceu por quatro décadas, notadamente em Madureira e Irajá.

Edgard Romero era filho do vereador e secretário de Agricultura do Rio, José Fontes Romero e de Rita Romero, além de tio do também vereador Nilo Romero. No período em que atuou na política jamais perdeu uma eleição e quando abandonou as atividades partidárias, legou a José Fontes, um de seus quatro filhos, o reduto eleitoral da Zona Norte do Rio, em que atuou durante tanto tempo. Edgard Romero também atuou como advogado militante no Fórum da então capital federal.

Depois de longo período enfermo, faleceu em 05 de setembro de 1956, aos 73 anos.

*Com informações do Direito Global

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui