#RuasdoRio: Quem foi Gago Coutinho?

O DIÁRIO DO RIO conta a história por trás do nome de uma das ruas mais famosas da Zona Sul carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua Gago Coutinho (Foto: Reprodução Wiki Rio)

Situada no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, a Gago Coutinho é uma rua predominante residencial, bastante arborizada e com um tímida movimentação comercial ao longo do seu trecho. O arrojado edifício Nova Cintra, com entrada pela Rua Gago Coutinho têm à sua esquerda o antigo portão nobre da residência dos Guinle, família tradicional da elite financeira e social carioca. O prédio possui lojas no térreo e oito pisos.

A Gago Coutinho também circunda a área do Parque Eduardo Guinle. Espaço que era constituído pelos jardins do palacete, erguido na década de 1920, projetados pelo paisagista francês Gérard Cochet. Hoje a mansão dos Guinle é conhecida como Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Estado do Rio de Janeiro.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Mas afinal, quem foi Gago Coutinho?

Carlos Viegas Gago Coutinho (1869-1959) foi um geógrafo, historiador, matemático, pioneiro da aviação e piloto português da primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Para além de vários trabalhos de campo relacionados a investigação científica, também desenvolveu aparelhos de navegação que marcaram a história da aviação mundial.

Como mencionado acima, juntamente com o aviador Sacadura Cabral, realizou, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro. O feito valeu-lhes notoriedade internacional.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Almirantes2 1200x879 1 #RuasdoRio: Quem foi Gago Coutinho?
Sacadura Cabral e Gago Coutinho, a bordo de um dos seus hidroviões com que fizeram este feito, há 100 anos.

Foi durante essa viagem que testou um sextante desenhado por si, capaz de assegurar uma navegação precisa mesmo em viagens aéreas. O aparelho viria a ser utilizado para a navegação aérea, em todo o mundo, nas décadas seguintes.

Durante a sua carreira realizou trabalhos geodésicos em Angola e em S. Tomé.

Foi durante essa viagem que testou um sextante desenhado por si, capaz de assegurar uma navegação precisa mesmo em viagens aéreas. O aparelho viria a ser utilizado para a navegação aérea, em todo o mundo, nas décadas seguintes.

No final da sua carreira realizou e publicou vários estudos sobre as navegações portuguesas durante os descobrimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: Quem foi Gago Coutinho?

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui