#RuasdoRio: quem foi Marquês de São Vicente?

A série do DIÁRIO DO RIO desvenda o nome da principal rua do bairro da Gávea, na Zona Sul da Cidade Maravilhosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua Marquês de São Vicente (Foto: Reprodução Vivamap)

Localizada no bucólico bairro da Gávea, a Rua Marquês de São Vicente é a principal via da nobre região da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao longo de sua extensão, se encontram belos condomínios de casas e apartamentos de alto padrão, além de instituições educacionais e culturais de grande destaque no cenário brasileiro.

Um delas é Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), universidades das mais conceituadas e renomadas do país. Além da PUC, outro ponto famoso na Marquês de São Vicente é o Instituto Moreira Salles (IMS), um espaço contemporâneo com paisagens, exibições, filmes, música e outros eventos culturais.

Bem perto dali, mas não exatamente na São Vicente, mas na Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, fica um dos equipamentos de lazer e aprendizado mais queridos pelos cariocas, o Planetário da Gávea. Nele, é possível conhecer tudo sore astronomia e ciência de uma maneira lúdica e divertida.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Mas afinal, quem foi Marquês de São Vicente?

José Antônio Pimenta Bueno, Marquês de São Vicente foi um magistrado, diplomata e político brasileiro nascido na cidade de Santos, no estado de São Paulo, em 1803.

Advertisement
Jose antonio pimenta bueno #RuasdoRio: quem foi Marquês de São Vicente?

Ingressou no serviço público da província de São Paulo aos vinte e um anos de idade. Após formar-se na Academia Jurídica de São Paulo, foi nomeado para a magistratura da província. Foi desembargador da Relação do Maranhão em 1844 e da Corte em agosto de 1847, antes de ser nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça.

Em 1833 foi eleito conselheiro da província de São Paulo e, dois anos depois, nomeado presidente da de Mato Grosso.

Eleito deputado, tornou-se em 29 de janeiro de 1848 ministro dos Negócios Estrangeiros, acumulando interinamente também a pasta da Justiça, que chefiou até 30 de maio. Em 8 de março, deixou os Negócios Estrangeiros.

Em 1850, foi nomeado presidente da província do Rio Grande do Sul. Três anos mais tarde, foi escolhido senador do Império por D. Pedro II. Conselheiro de Estado em 1859, foi feito visconde de São Vicente em 1867 e marquês em 1872.

Em 29 de setembro de 1870, formou o gabinete ministerial que chefiou até 7 de março de 1871. Faleceu no ano de 1878.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RuasdoRio: quem foi Marquês de São Vicente?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui