#RuasdoRio: Quem foi Vieira Souto?

Uma das ruas mais famosas da cidade ganha um capítulo na série do DIÁRIO DO RIO

Foto Cleomir Tavares /Diario do Rio

Um dos endereços mais caros do Rio de Janeiro, a Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, abriga prédios luxuosos, hotéis requintados e a belíssima praia de Ipanema ao longo de sua extensão.

Além disso, da avenida, é possível admirar vistas incríveis da Pedra do Arpoador, do Mirante do Leblon, do Morro Dois Irmãos e da Avenida Niemeyer.

A via é um dos cartões-postais do Rio, sendo muito usada por moradores e visitantes para a prática de exercícios físicos, tanto nas areias quanto na ciclovia à beira-mar. Pela orla, estão vários quiosques com mesas no calçadão, alguns com música ao vivo, ideais para relaxar e tomar uma água de coco e apreciar toda beleza da Cidade Maravilhosa.

Mas afinal quem foi Vieira Souto?

Luiz Rafael Vieira Souto, foi engenheiro carioca nascido em 1848 que ocupou diversos cargos em importantes instituições do Rio de Janeiro. Ente eles, líder industrialista fluminense, diretor da comissão para a construção do porto da cidade e diretor-geral da prefeitura do Rio.

Também foi professor-substituto de economia política da Escola Politécnica do Rio de Janeiro e presidente do Jockey Club. Além disso, foi fundador do Clube de Engenharia, membro da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro e da Sociedade Nacional de Agricultura. Redator da Revista Brasileira de Engenharia.

Vieira Souto deixou um legado literário técnico que retrata parte da realidade técnica e política brasileira.

Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui