Sábado de Aleluia na Igreja dos Mercadores terá fogueira e muita música, no Centro

Irmandade criada em 1743 celebrará o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa com celebrações repletas de música e tradição católicas. No Sábado, tudo começa com uma fogueira no Arco do Telles e uma procissão até o templo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Como temos divulgado aqui no DIÁRiO, a histórica igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores voltou, neste ano, a ter uma extensa programação na Semana Santa, a época mais importante do mundo católico. Há mais de 60 anos a igrejinha em formato elîptico não celebrava a efeméride, que, este ano, começou com uma lotada procissão de Ramos no Arco do Telles e teve na quinta-santa concorrida cerimônia de lava-pés que contou com alguns dos maiores comerciantes da região no templo dedicado à sua padroeira.

Uma das grandes locomotivas do reavivamento do Centro Histórico, tem mesmo reunido centenas de pessoas no que deu o nome de Semana Santa na Rua do Ouvidor. Desde sua reabertura, o templo tem recebido milhares de visitantes por semana e se tornou um grande símbolo do projeto Reviver Centro, que busca o reavivamento da região mais histórica da cidade. A procissão noturna ao som das matracas na noite de quinta, com padre e coroinhas de capuz parou por alguns momentos os bares da região.

A Irmandade reativou, para a Missa do Sábado de Aleluia, toda a iluminação externa do templo, que agora tem todos os nichos externos, assim como a abóbada, sinos e santos iluminados. As Missas são rezadas em latim, como já virou tradição no templo dos Mercadores, que promete um verdadeiro espetáculo da fé para a celebração que festeja a ressurreição de Cristo e sua vitória sobre a morte.

O principal destaque da programação neste fim de semana serão as missas do Sábado de Aleluia (18:15 deste sábado 30/3) e do Domingo de Páscoa (12h de Domingo 31/3). As duas cerimônias, solenes, contarão com espetacular Coral e Grande Orquestra, assim como liturgia bem cuidada e tradicional. O Coral Astorga acompanhará os eventos, com 16 músicos. No sábado, tudo começa com a tradicional fogueira, no Arco do Telles, e de lá as pessoas caminharão até a Igreja para o inîcio do rito.

Advertisement

Paco do Ouvidor Sábado de Aleluia na Igreja dos Mercadores terá fogueira e muita música, no Centro
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A Irmandade tem o maior orgulho de estar voltando a promover devoções populares e tradições que ajudaram a moldar o Rio de Janeiro desde a sua fundação. E é por isso que estamos promovendo essa Semana Santa na Rua do Ouvidor. Foi uma alegria ver completamente lotada a procissão do Domingo de Ramos em plena chuva no Arco do Teles. Essa é uma retomada que vem junto com a nossa luta pelo reavivamento do Centro Histórico do Rio de Janeiro“, diz Cláudio Castro, provedor da Irmandade dos Mercadores, mais antiga organização de comerciantes do país (1743).

No último Domingo de Ramos, dia 24 de março, ocorreu uma procissão com saída do Arco do Teles, onde foi instalado um oratório de época em frente à futura sede do DIÁRIO DO RIO. A procissão contou com diversos músicos e cantores que acompanharam a comunidade de fiéis em direção à igrejinha, que fica bem na esquina da travessa do Comércio com a Ouvidor. Durante a procissão, as portas da igreja permaneceram fechadas, enquanto o sacerdote conduziu um antigo ritual de origem portuguesa e hispânica. Esta prática, ainda hoje realizada na Sé de Braga, em Portugal, consiste em um diálogo cantado entre um coral nas janelas da fachada e o público do lado de fora, até que a procissão seja autorizada a entrar no templo. Os fiéis carregaram as tradicionais palmas que simbolizam o Domingo de Ramos, data que inicia as comemorações da Semana Santa.

Com a sua Semana Santa na Rua do Ouvidor, a Irmandade de comerciantes atingiu mais de 30.000 seguidores no Instagram durante o feriadão. Não parece tanto, mas já são mais seguidores do que a Catedral do Rio ou a famosa Igreja da Penha. Os vídeos que vem sendo publicados durante a Semana Santa têm tido dezenas de milhares de compartilhamentos.

A Missa de Sábado à noite será presidida pelo Padre Victor Hugo Nascimento e a do Domingo de Páscoa pelo Bispo Dom Jeremias de Jesus.

A2AB4D3D 8F8C 43E5 BC31 B09B684B9403 Sábado de Aleluia na Igreja dos Mercadores terá fogueira e muita música, no Centro

As cerimônias da Semana Santa na Rua do Ouvidor têm o apoio cultural do Palácio da Ferramenta, do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, assim como do Espaço de Cultura do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábado de Aleluia na Igreja dos Mercadores terá fogueira e muita música, no Centro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sábado de Aleluia na Igreja dos Mercadores terá fogueira e muita música, no Centro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente por compromisso familiar não pude ir na Vigília Pascal, mas assisti uma Missa abençoada!

    Mas, novamente bato na Tecla: Porque abandonaram a mais que CENTENÁRIA, NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE; Rua do Rosário com Av.Rio Branco?

    Um amigo me disse ter ouvido falar que estaria em reformas..mas só se vê trancados as portas da entrada e a da parte de trás da igreja – a da Sacristia – as únicas portas SEMPRE FECHADAS e JÁ ESTÃO PIXANDO UMA PAREDE DA IGREJA.

    DUDU PAES!? DOM ORANI!? VÃO DEIXAR QUE ESTE PATRIMÓNIO HISTÓRICO TOMBADO…TOMBE!!!???? E QUEM IRÁ SE RESPONSABILIZAR!? Não tem valor para a cidade não???

    Antes da PANDEMIA, era um oásis na Rio Branco…mas, com a desculpa da PANDEMIA fecharam – certamente demitiram os funcionários – e já são 04 (quatro) anos fechado.

    Acorda DUDU PAES! Acorda (com todo o respeito) DOM ORANI TEMPESTA! Acorda RESPONSÁVEL POR ESSA IGREJA (ÓRDEM TERCEIRA???)!!!!

    Dito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui