Sábado é dia de  Feira Literária e Cultural na Estação Primeira de Mangueira

Para o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a feira é uma grande oportunidade para a promoção da cultura popular entre os jovens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Estação Primeira de Mangueira dá prosseguimento às comemorações pelos seus 95 anos de atividades, com a realização da primeira edição  Feira Literária e Cultural (FLIC), que acontece até este sábado (27). O evento, que começou nesta sexta-feira (26), contará com oficinas de criação literária, lançamentos de livros, além de roda de samba, entre outras atividades.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), a FLIC receberá alunos da rede municipal de ensino, que poderão participação de rodas de contação de histórias afro e indígenas, além de encontros com autores. Na ocasião, os jovens poderão conhecer um pouco sobre os contextos social e cultural que forjaram nomes históricos da Mangueira, como: Cartola, Dona Zica, Jamelão, Xangô da Mangueira, Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, Padeirinho, e outros sambistas.

A primeira escola erguida dentro de uma favela foi a Escola Municipal Humberto de Campos, em 1935, com a ajuda da Mangueira. Por isso, a realização da FLIC é tão emblemática para a comunidade.

Para o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha (PSD), a feira é uma grande oportunidade para a promoção da cultura popular, especialmente entre os jovens.

Advertisement

 “É uma oportunidade de estimular o amor pela leitura e promover o acesso à cultura, sobretudo dos jovens. É a chance de descobrir e prestigiar obras de autores renomados e de escritores ainda pouco conhecidos. Ainda temos a chance de aliar o amor ao samba e mergulhar na nossa história”, disse o titular da pasta.

No estande, “Livres para Estudar”, os visitantes terão acesso à palestras sobre violência de gênero, saúde da mulher e pobreza menstrual. No local, alunas da rede municipal ganharão absorventes íntimos.

A quadra da Estação Primeira de Mangueira fica na Rua Visconde de Niterói, nº 1072.

Programação:

Sábado

13h às 16h – Oficinas, rodas de conversas, exposição de trabalhos, autógrafos, lançamentos de livros.

13h – Oficina de customização e adereçamento, Oficina Memória em Verde e Rosa e Sarau de poesias com Sarau021

14h – Roda de conversa: Amor à Mangueira

15h – Roda de conversa: Mangueira – 95 anos de glórias e histórias

16h – Roda de conversa: A Estação Primeira por outros olhos

17h – Apresentação do grupo Mangueira Instrumental

18h – Roda de samba: Ala dos compositores da Estação Primeira de Mangueira

As informações são do jornal O Dia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sábado é dia de  Feira Literária e Cultural na Estação Primeira de Mangueira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sábado é dia de  Feira Literária e Cultural na Estação Primeira de Mangueira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui