
No relógio, 15h. Todo mundo sabe: é a hora clássica do cafezinho. E precisa ser aquele passado no filtro, o tradicional. Nada de máquina por aqui! Para os cariocas, o café, ainda caro mas firme nas prateleiras, segue presente nas mesas em qualquer horário. Um clássico servido no copinho americano, nas padarias e confeitarias da Zona Norte e da Baixada Fluminense.
Mas o que faz o café ser tão viciante e reconfortante? É a pergunta que muitos jornalistas e leitores fazem. Talvez a melhor resposta seja que o café carioca funciona como um convite a parar, respirar e aproveitar o momento. Seja em frente à janela ou no balcão da padaria, ele une gente, histórias e a beleza simples do cotidiano no Rio.
E aproveitando o clima, nesta segunda-feira (14/4) comemora-se o Dia do Café. Pensando nisso, o DIÁRIO DO RIO reuniu uma lista com 10 endereços tradicionais da cidade, com décadas de história e receitas que atravessam gerações, onde o café acompanha doces que merecem ser conhecidos (ou revisitados) por quem vive ou visita a capital fluminense.
Confeitaria Manon
Joia gastronômica da cidade, a Confeitaria Manon foi fundada por imigrantes portugueses em 1942 e ganhou novo impulso em 1965, ao ser adquirida por imigrantes espanhóis. Tombada pela Prefeitura em 1993, a casa preserva sua decoração histórica e voltou a atrair atenções ao servir de cenário para o filme “Ainda Estou Aqui”, indicado ao Oscar em três categorias.
O produto mais famoso da casa é o Madrilenho (Madrileño), um pão doce com creme, um toque de goiabada e açúcar de confeiteiro. Também produzem pastéis de Belém e outros doces, além de salgados bastante procurados.
Serviço
- Endereço: Rua do Ouvidor 187, Centro.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Confeitaria Colombo
Com amplos salões em estilo art nouveau, enormes espelhos de cristal da Antuérpia e vitrais franceses, a tradicional Confeitaria Colombo, fundada em 1894, é reconhecida como Patrimônio Cultural e Artístico do Rio de Janeiro. Com mais de 120 anos de história, sempre atraiu frequentadores ilustres, como o rei Alberto I, da Bélgica, os escritores Machado de Assis e Olavo Bilac, além do maestro Heitor Villa-Lobos.
A sede, localizada na Rua Gonçalves Dias, recebe cerca de 1.100 pessoas por dia. Diariamente, são produzidas 150 bombas de chocolate, 450 coxinhas, entre outras delícias.
Serviço
- Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábados e feriados das 11h às 18h.
Casa Cavé
Fundada em 1860 por Charles Auguste Cavé, a Casa Cavé é a confeitaria mais antiga do Rio. Muitos cariocas e turistas que visitam o local dizem que provar seus doces é como fazer uma viagem ao passado, revivendo o Rio Antigo. Sempre frequentada por figuras nobres da cidade, a casa recebia escritores e jornalistas, como Mário e Oswald de Andrade, Carlos Drummond, Darcy Ribeiro e outros.
Embora tenha sido fundada por um francês e remeta aos cafés parisienses, o destaque do cardápio sempre foram os doces portugueses, como os pastéis de Belém, os toucinhos do céu feitos de amêndoas e o Dom Rodrigo, preparado com fios de ovos e canela.
Serviço
- Endereço: Rua Sete de Setembro, 133 – Centro.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 17h30; sábados e feriados das 09h às 13h.
A Colher de Pau
Difícil pensar em receitas caseiras sem lembrar da Colher de Pau, que conquistou gerações desde sua fundação, em 1974, por Dona Gimol Kaner. O brigadeiro, carro-chefe da confeitaria, foi eleito duas vezes pela Veja Rio como o melhor da cidade e cinco vezes como o melhor doce.
Em setembro de 2024, a loja da Rua Rita Ludolf, famosa pelo aroma adocicado que tomava conta do bairro, fechou suas portas. A boa notícia é que a confeitaria será reaberta em breve, logo após a Páscoa, com uma nova roupagem, mas mantendo todos os clássicos que marcaram sua história.
Serviço
- Endereço: R. Rita Ludolf, 90 – Leblon.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 19h.
Leiteria Mineira
Fundada em 1907 por produtores da Fazenda Sossego para comercializar o leite do interior de Minas Gerais, a Leiteria Mineira está em atividade no Rio há mais de um século. Inicialmente instalada na histórica Galeria Cruzeiro, precisou mudar de endereço em 1957 devido à construção do Edifício Central.
Desde então, funciona na Rua da Ajuda, próxima ao metrô da Carioca. Última leiteria em funcionamento na cidade, é considerada patrimônio cultural e integra a lista de negócios tradicionais e notáveis do Rio. A casa preserva receitas tradicionais desde sua fundação e oferece duas opções de café da manhã durante todo o horário de funcionamento.
Serviço
- Endereço: R. da Ajuda, 35 – Centro.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Confeitaria Kurt
No início da década de 1940, o alemão Kurt Deichmann chegou ao Brasil fugindo da guerra e, em 1942, abriu uma pequena delicatessen que, apesar de escondida por uma banca de jornal, atraía filas de pessoas ansiosas por provar seus doces.
Mais de 75 anos depois, a Confeitaria Kurt segue como referência no Leblon, reconhecida pelos biscoitos tradicionais e pelas tortas austríacas que consagraram a casa. A confeitaria já foi premiada por veículos como Veja Rio e O Globo, e conta mais de 30 opções de doces e tortas, mantendo viva sua tradição ao longo das décadas.
Serviço
- Endereço: Rua General Urquiza, 117 – B – Leblon.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábados, das 9h às 18h.
Confeitaria Majestosa
Uma das confeitarias mais conhecidas da Ilha do Governador, a Majestosa acumula mais de 30 anos de história e é reconhecida pelo tradicional cafezinho de padaria de bairro, que você tenta mas, por mais simples que seja, não consegue fazer igual em casa.
Na busca por se tornar uma confeitaria completa e facilitar o dia a dia dos moradores da região, a casa oferece uma variedade de produtos que vão do café da manhã, com sucos e pães diversos, ao almoço, com crossantes, peixes, carnes, frangos e diferentes tipos de bacalhau. Para o chá da tarde, há mini pães recheados, biscoitos amanteigados, petit fours e torradas com sabores.
Serviço
- Endereço: Rua Cambaúba, 1.187, loja A – Jardim Guanabara.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 06h às 22h.
Rita de Cássia Gastronomia
Fundada em 1971, a Rita de Cássia Gastronomia é um clássico da charmosa Tijuca. Com ambiente climatizado, a casa oferece um bom café a preço justo e se enquadra nos mesmos moldes da Majestosa, no estilo tradicional de “padaria de bairro”.
Além dos saborosos pães, cafés, salgados e tortas, o local também vende cervejas especiais, artigos importados, embutidos para todos os gostos, pizzas e muito mais. O local é uma opção ideal para um farto café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar, em um ambiente amplo e decorado.
Serviço
- Endereço: Rua Conde de Bonfim, 28 – Tijuca.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 06h às 21h.
Alda Maria Doces
Em 2001, foi inaugurada a loja Alda Maria Doces Portugueses, localizada no bairro de Santa Teresa, que se tornou um ponto de referência para os amantes da confeitaria lusitana e de um bom café. Fundado com o objetivo de trazer o sabor autêntico de Portugal ao Brasil, o local oferece uma seleção de doces tradicionais, preparados com receitas originais.
A loja é famosa pelos pastéis de nata, queijadas e outros quitutes típicos. Descendente de uma família com grande história na preparação de doces finos portugueses, com registros de doceiras desde 1700, a casa preserva receitas herdadas que já somam nove gerações de tradição. Quem visita o local, além de saborear essas delícias, pode conhecer o Museu do Doce.
Serviço
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 1116 – Santa Teresa.
- Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 11h às 17h; domingo, das 14h às 18h.
Plage Café
Originário de um antigo engenho de açúcar da região, o Parque Lage faz parte da memória histórica do bairro Jardim Botânico. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
O jardim de estilo romântico europeu é o lar da cafeteria Café Plage, que se torna o cenário ideal para passeios em família ou momentos românticos a dois. Além do saboroso café, o local dispõe de combos para grupos, como cafés acompanhados de ovos mexidos com tomates confit e cogumelos, bacon crocante, salmão curado, cesta de pães artesanais e outras delícias.
Serviço
- Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h.