canal debris por polandeze A partir de hoje estão proibidas em todo o estado o uso de sacolas plásticas no varejo por força da lei 5502/09. A loja que descumprir a lei pode pagar uma multa de até R$ 20 mil. No início serão apenas orientações aos lojistas e consumidores e depois passa para a multa. Claro que haverá liminares, mandados de segurança para impedir a lei…

 

Alguns supermercados não vão retirar as sacolas de circulação e sim oferecer desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados aos consumidores que não usarem os sacos, como a lei permite. Muita gente poderia se assustar a ser obrigado a levar uma sacola retornável como a vovó fazia ou ter que pagar pela de papel.

Eu, particularmente, evito usar as de plástico, primeiro porque arrebentam fácil, somos obrigados a usar duas no mínimo. E ainda há o fato que em apenas uma de papel dar para colocar muito mais produtos e ainda serve para arquivar minhas revistas em quadrinhos (nerd detected).

 

Porém, contudo, todavia… tanto a de plástico quanto a de papel não são tão friendly enviroment quanto pensamos. Veja abaixo um infográfico do Update or Die

 

Saco de Papel versus Saco de Plástico`

Foto: canal debris por polandeze

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui