Saiba a programação religiosa do dia de São Sebastião no RJ

Além das atividades litúrgicas, o Dia de São Sebastião no Rio de Janeiro envolve uma série de tradições e manifestações culturais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, o Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos prepara uma programação especial. Com 14 missas ao longo do dia, a primeira às 5h, seguidas por doze horas de confissões, a benção aos fiéis no pátio da igreja, na Tijuca, e a tradicional procissão a partir das 16h em direção à Catedral Metropolitana, no Centro.

A procissão, declarada patrimônio cultural em 2014, percorre cerca de 5 km, iniciando na Basílica dos Capuchinhos, na Rua Haddock Lobo, 266, até chegar à Catedral. São Sebastião é venerado pelos católicos como mártir e também é homenageado por praticantes de religiões de matriz africana, especialmente através de celebrações dedicadas a Oxóssi, o orixá que sincretiza com o santo no Rio de Janeiro.

O carioca e sua relação com o Padroeiro do Rio

Além das atividades litúrgicas, o Dia de São Sebastião no Rio de Janeiro envolve uma série de tradições e manifestações culturais. Durante a procissão, os fiéis carregam imagens do santo e entoam cantos religiosos, criando um cenário de devoção pelas ruas da cidade.

O percurso da procissão é marcado por momentos de recolhimento e celebração, refletindo a importância religiosa e cultural do evento. A presença de devotos e turistas é significativa, destacando a relevância do santo na identidade carioca.

Advertisement

Além disso, o sincretismo religioso se manifesta na celebração de Oxóssi, que, segundo as tradições de matriz africana, é reverenciado no mesmo dia. Essa interação entre as diferentes crenças contribui para a riqueza cultural do evento, unindo tradições religiosas de origens diversas.

O feriado em homenagem a São Sebastião proporciona um momento de confraternização e fé para os cariocas, consolidando a importância do santo na história e na cultura da cidade do Rio de Janeiro. Além do Rio, o dia do santo também é feriado em seis municípios paulistas, dois mineiros e mais duas cidades na Bahia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saiba a programação religiosa do dia de São Sebastião no RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Saiba a programação religiosa do dia de São Sebastião no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui