Durante o feriado da Semana Santa, os transportes públicos do Rio de Janeiro adotarão esquemas especiais para atender às necessidades dos passageiros. Veja abaixo como funcionará a operação de cada modalidade:
Supervia: A circulação dos trens seguirá a grade horária de domingos e feriados. Para planejar suas viagens, os passageiros podem utilizar a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo e site da Supervia ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Barcas: Na sexta-feira santa, a CCR Barcas operará com a grade de domingos e feriados na linha Araribóia, com travessias de hora em hora. As partidas de Niterói para o Rio acontecerão entre 5h30 e 23h30, e no sentido oposto, entre 6h e 23h. Não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá. Já a linha Paquetá seguirá com a grade de dias úteis, com horários disponíveis no site da concessionária.
Metrô Rio: Na sexta-feira, a operação dos trens e metrô na superfície funcionará em esquema de feriado, das 7h às 23h. No sábado, o funcionamento será das 5h à meia-noite, e no domingo de Páscoa, das 7h às 23h. As transferências entre as linhas 1 e 2 acontecerão no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro durante todo o feriado.
BRT: A MOBI-Rio informa que o planejamento da operação do feriado de Sexta-feira Santa será igual ao dos sábados no sistema. Diversas linhas circularão com horários específicos:
Transoeste:
- Linha 10 (Santa Cruz x Alvorada – expresso)
- Linha 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador)
- Linha 12 (Pingo D´Água x Alvorada – expresso)
- Linha 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso)
- Linha 17 (Santa Cruz x Alvorada – parador)
- Linha 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – expresso)
- Linha 22 (Jardim Oceânico x Alvorada – parador)
- Linha 25 (Mato Alto x Alvorada – parador)
Transcarioca:
- Linha 35 (Paulo da Portela x Alvorada – parador)
- Linha 38 (Galeão x Alvorada – parador)
- Linha 40 (Paulo da Portela x Alvorada – expresso)
- Linha 42 (Manaceia x Galeão – parador)
- Linha 46 (Penha x Alvorada – expresso)
Transolímpica:
- Linha 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico – parador)
- Linha 51 (Deodoro x Recreio – parador)
- Linha 52 (Deodoro x Alvorada – parador)
- Linha 53 (Sulacap x Alvorada – expresso)
Transbrasil:
- Linha 80 (Penha x Terminal Gentileza – parador)
- Linha 90 (Fundão x Terminal Gentileza – parador)
- Serviço especial Terminal Gentileza x Galeão – direto
VLT Carioca: As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca funcionarão normalmente entre o feriado de Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa, das 6h à meia-noite, com intervalos de aproximadamente 12 minutos. O Terminal Intermodal Gentileza também terá funcionamento regular durante esse período.
Um absurdo é ser explorado pelo laranjal dos políticos com a fantasia de inciativa privada!
Só esqueceu de dizer que a partir de sábado 30, no meio do feriado, o Transbrasil começa a operar em trajeto e horário integrais, não se resumindo apenas às três linhas citadas na reportagem.
Um absurdo o metrô do Rio de Janeiro ter o tamanho que tem! Os cariocas e fluminenses precisam da lonha 3 do metrô e de outras expansões! Transporte mais barato, mais eficiente e sem ninguém perder 3h por dia parado em trânsito.