O Campeonato Brasileiro vai chegando ao fim e a expectativa das torcidas de Flamengo e Botafogo pelo possível título fica cada vez mais evidente.
Restando três rodadas para o término da competição, o Rubro-Negro está na 2ª colocação, com 63 pontos, mesmo número do líder Palmeiras, mas com saldo de gols menor (26 a 17). Já o Alvinegro, que liderou o campeonato por 31 rodadas, ocupa atualmente o 3º lugar, com 62 pontos.
Diante disso, os torcedores fazem cálculos para saber a possibilidade de seus respectivos clubes conquistarem a taça. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Flamengo tem 19,1% de chances de ser campeão, enquanto o Botafogo possui 18,5%. O Palmeiras, por estar na 1ª posição, é o favorito: 55,3%.
Como virar líder?
Pensando especificamente na 36ª rodada, que acontece a partir desta terça-feira (28/11), o Flamengo tem três cenários para assumir a liderança:
- Pontuar contra o Atlético-MG e torcer para o Palmeiras perder para o América-MG e para o Botafogo não vencer o Coritiba;
- Vencer o Atlético-MG e torcer para o Palmeiras ao menos empatar com o América-MG;
- Vencer o Atlético-MG tirando uma diferença de 9 gols de saldo para o Palmeiras.
Já o Botafogo possui duas possibilidades:
- Vencer o Coritiba e torcer para Palmeiras e/ou Flamengo tropeçarem contra América-MG e/ou Atlético-MG, respectivamente;
- Empatar com o Coritiba e torcer para o Palmeiras perder para o América-MG por uma diferença de pelo menos 4 gols e o Flamengo ser derrotado pelo Atlético-MG por no mínimo 7 gols.