Se você é um dos muitos que vão aproveitar o super feriado prolongado de Páscoa, Tiradentes e São Jorge, é bom se planejar. As estradas do Rio devem ficar movimentadíssimas, e a Ponte Rio-Niterói será um dos principais pontos de congestionamento. Segundo a Ecoponte, concessionária que administra a via, mais de 1 milhão de veículos devem cruzar a ponte entre os dias 17 e 24 de abril. Mas calma, que dá pra escapar do pior.
Quais horários evitar na Ponte Rio-Niterói
A quinta-feira (17/04) será o grande pico do feriadão. São esperados cerca de 155 mil veículos cruzando a ponte ao longo do dia. Se puder, fique longe da ponte entre 5h da manhã e 18h, que são os horários com maior fluxo.
Já na sexta-feira (18/04), o movimento continua forte: previsão de 122 mil veículos, com engarrafamento mais provável por volta das 7h e das 15h. Ideal mesmo seria sair mais tarde ou antes do sol nascer.
Melhor hora para voltar pra casa?
O retorno do feriadão deve engarrafar a ponte a partir de terça-feira (22/04), principalmente por volta das 16h, quando a estimativa é de que cerca de 7 mil veículos cruzem a via em uma única hora.
Na quarta-feira (23/04), o congestionamento começa cedo: às 7h da manhã, mais de 9,8 mil veículos devem estar passando pela ponte. Ou seja, nada de deixar pra última hora.
Movimento nas outras estradas também promete ser intenso
Além da Ponte, quem for pegar a estrada rumo à Serra ou à Região dos Lagos também deve ficar atento:
- BR-116 (Rio-Teresópolis) e demais rodovias sob concessão da Ecovias devem receber mais de 730 mil veículos no período.
- A CCR ViaLagos inicia sua operação especial na quinta (17/04), esperando 162 mil veículos passando pela RJ-124. Os piores dias por lá devem ser quinta e segunda-feira, com cerca de 30 mil e 32 mil veículos, respectivamente.
Outras concessionárias, como a Arteris (que cuida da BR-101 entre Niterói e Campos), ainda não divulgaram estimativas.