Um dos redutos culturais da Zona Sul do Rio de Janeiro, a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, foi desapropriada pela Prefeitura. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes foi publicado no Diário Oficial na última semana. O espaço, localizado no número 360, da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, é gerido pela secretaria municipal de Cultura, e não vinha recebendo programação regular nos últimos meses.
Segundo a Prefeitura informou ao DIÁRIO DO RIO, a desapropriação é necessária para evitar que a cidade perca o equipamento cultural. Ainda de acordo com o município, a medida pontual e extrema foi adotada para preservar o lugar. O Poder Público também afirmou que os locadores estavam criando obstáculos para a renovação do contrato, sobretudo em relação ao valor do aluguel, reajustado em mais de 100%.
A Prefeitura complementou afirmando que tem autonomia para decidir que imóveis devem ser desapropriados para implantar ou manter políticas públicas. Em 2015, o então prefeito Eduardo Paes publicou decreto transformando o espaço em patrimônio imaterial do Rio.
Inaugurada em 2000, no lugar do antigo cinema Ricamar, fundado em 1958 e que funcionou até 1994, a Sala Baden Powell já foi palco de grandes espetáculos de artistas de diferentes nacionalidades. O local ficou conhecido como um dos símbolos da Bossa Nova no Rio.
O espaço, administrado pela prefeitura desde 2012, conta com um teatro de 485 lugares, duas salas multiuso para músicos e ensaios e um café no foyer. A sala ocupa dois andares, mede cerca de 1,5 mil metros quadrados e também pode é usada por artistas e agentes culturais para ensaios, cursos e oficinas.
Sala foi reformada em 2022 após pandemia
Em março de 2022, a Sala Baden Powell foi reaberta depois de quase dois anos fechada por conta da pandemia. Na ocasião, passou por obras de reparo em estruturas hidráulicas, limpeza, pintura, troca de vidros quebrados e comunicação visual.
Quem foi Baden Powell
Compositor, instrumentista e parceiro de nomes como Vinícius de Moraes, Baden Powell de Aquino é ainda hoje considerado um dos maiores violinistas de todos os tempos e um dos fundadores da Bossa Nova. Nascido em Varre-Sai (interior do Rio de Janeiro) no dia 6 de agosto de 1937, Baden Powell faleceu em setembro de 2000, aos 63 anos.
Já vivia fechado mesmo. Igual a biblioteca que vira e mexe tbm.