Foto: Divulgação/Farah

No próximo dia 24/07 (quarta-feira), o cantor e guitarrista Robson Farah se apresenta na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, a partir das 20h.

Aos 51 anos, o artista, que agora utiliza apenas o sobrenome (Farah) como nome artístico, lança seu novo trabalho, intitulado de Batucagem S/A. O projeto, resultado da pesquisa do cantor sobre a diversidade rítmica brasileira e já apresentado anteriormente sob o formato de releituras, agora traz a nova vertente autoral do artista.

”Nosso país tem dimensões continentais e fortes influências culturais, vindas de diferentes partes do mundo, durante a formação da nossa identidade brasileira. De norte a sul, podemos observar nas diferentes danças e manifestações rítmicas, a união entre as tradições de países europeus e africanas, por exemplo, ao gingado brasileiro”, afirma Farah.

Com 20 anos de carreira, Farah vem de 3 trabalhos anteriores. Primeiramente, lançou o CD ”A Noite”. Em seguida, o artista lançou ”Projeto Guitarra Brasil”, com o qual viajou pelo país, interpretando no instrumento alguns dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos. Este projeto lhe rendeu importantes convites, como a participação na Feira Música Brasil, em 2007, reunindo artistas de diferentes países em Recife/PE e tendo ainda sua obra exposta na Feira Popcorn, em Berlim, na Alemanha, naquele mesmo ano.

”Minhas primeiras referências musicais vêm da infância na Bahia, com seus afoxés e tambores em cada esquina, as festas de interior, com suas procissões e ladainhas, e o som das guitarras nos trios elétricos, que à época tocavam predominantemente frevos em formato instrumental”, diz o músico.

Farah lançou ainda CD ”Andar nas Nuvens”, com produção de Ricardo Feghali, do grupo Roupa Nova, e seu 1º DVD, gravado no Teatro Municipal de Niterói.

Depois de 6 anos fora dos estúdios, Farah volta a gravar músicas inéditas e afirma que as canções estão nascendo a partir de expressões e células rítmicas presentes em diferentes regiões brasileiras, como o samba, maracatu, frevo, coco, carimbó, congado, entre outros.

Foto: Divulgação/Farah

”Tudo começou quando estive em Recife. Cheguei à cidade na semana em que era comemorado o centenário do frevo, para participar da Feira Música Brasil, onde convivi por alguns dias com músicos dos 4 cantos do país e outros artistas da América Latina. Desde o aeroporto, até às ruas da cidade histórica, no Recife Antigo, vi e ouvi diferentes danças e ritmos.

Dias depois, estive em Salvador e fui apresentado ao cantor Luiz Cladas, a quem é atribuída a criação do Axé Music. No dia em que chegamos à casa de Caldas, ele recebia a visita de um jornalista que vive nos Estados Unidos e de lá trazia uma revista com matéria de várias páginas sobre o compositor baiano. Nessa mesma época, ouvi uma frase de autor desconhecido que dizia: ‘Cante o seu quintal e serás universal’. Naquele momento, surgiu a ideia de fazer o Projeto Batucagem S/A”, afirma Farah.

Ainda segundo Farah, o momento é desafiador para o lançamento de um novo trabalho, pois a forma das pessoas ouvirem música vem mudando de forma acelerada, com o surgimento de novas redes sociais e o advento das plataformas digitais, que, se por um lado possibilitam o alcance cada vez maior de uma obra musical, por outro nos convidam ao desenvolvimento de estratégias eficientes de divulgação, para que, de fato, sua música chegue às pessoas.

Na turnê Batucagem S/A, Farah estará acompanhado de Charles Soulz (piano), Marcos Lopes (baixo), Magno Silva (bateria), Eduardo Zavarize (sax, viola, violão e guitarra), além dos percussionistas Walter Costa e Thakurani Devi.

SERVIÇO

Farah e Banda no Espetáculo Batucagem S/A Autoral

  • Data: 24 de julho (quarta-feira)
  • Horário: 20h
  • Local: Sala Municipal Baden Powell
  • Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
  • Valor: R$ 30
  • Classificação: Livre

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui