Sala de leitura é inaugurada em Copacabana nesta segunda-feira

Projeto da Secretaria Municipal de Cultura busca incentivar à leitura na cidade com a reinauguração das bibliotecas públicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A cidade do Rio de Janeiro ganha, nesta segunda-feira, (16/01), mais uma opção de local para leitura de livros de forma gratuita. Com 1,2 mil obras disponíveis, será inaugurada a Sala de Leitura Alfredo Machado, dentro da Sala Baden Powell, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O espaço foi batizado em homenagem ao centenário do editor, nascido em 10 de maio de 1922, e criador da Editora Record, que foi a responsável por fornecer os livros da nova sala.

Consagrado editor de alguns gigantes da literatura nacional como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Jorge Amado, entre outros, Alfredo Machado defendia a democratização do acesso ao livro, além de ter aberto o caminho para os editores brasileiros nas grandes feiras internacionais.

WhatsApp Image 2023 01 13 at 16.03.43 768x432 1 Sala de leitura é inaugurada em Copacabana nesta segunda-feira
Foto: João Victor Ramirez/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) tem buscado o incentivo à leitura na cidade com a reinauguração de bibliotecas em vários pontos do Rio. Entre elas a Cecília Meireles, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá; Machado de Assis, em Botafogo, e Marques Rebelo, na Tijuca, além do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira, na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz.

Advertisement

Ainda em janeiro, a Sala de Leitura Alfredo Machado disponibilizará um serviço inédito para a população: a entrega gratuita de livros a domicílio. O delivery, uma ação da SMC e da Ceji Consultoria e Negócios, em parceria com a Bike Ciclo Courier, será feito de bicicleta, de terça a sábado, das 9h às 18h, atendendo os moradores do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon.

A solicitação será via WhatsApp (o número ainda está em definição) e a data da devolução, também a cargo do entregador, irá variar de acordo com a espessura do livro e a data do empréstimo.

A iniciativa faz parte de uma política de fomento à leitura, disseminação da informação, ampliação do conhecimento e facilitação da mobilidade, tendo em vista que a Sala de Leitura Alfredo Machado está localizada em Copacabana, bairro com a maior população idosa da cidade do Rio de Janeiro”, ressaltou Sinara Rúbia, escritora e gerente de Livro e Leitura da SMC.

WhatsApp Image 2023 01 13 at 16.03.42 768x432 1 Sala de leitura é inaugurada em Copacabana nesta segunda-feira
Foto: João Victor Ramirez/Prefeitura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sala de leitura é inaugurada em Copacabana nesta segunda-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Sala de leitura é inaugurada em Copacabana nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui